PH

Pergentino Holanda

  •  

0
Pergentino Holanda

Palazzo
Pouco ou quase nada foi divulgado até agora sobre um megaempreendimento que o Grupo Reprise acaba de concluir entre o Olho d´Água e o Araçagy, mais precisamente em frente ao Colégio Maristas.
Trata-se do Palazzo, uma deslumbrante casa de eventos, com capacidade para receber confortavelmente mais de mil pessoas, que veio para preencher uma grande lacuna no setor de grandes eventos em São Luís.
Projetada pela arquiteta Sylvia Aguiar (esposa do desembargador Raimundo Barros), a casa é um luxo só, com todos os requisitos para atender aos clientes mais exigentes.
Além de ser um grande espaço, com amplo estacionamento, o Palazzo possui uma potente estrutura de ar refrigerado.

O bicho
A Companhia Barrica, liderada pelo produtor Cultural José Pereira Godão, traçou uma agende diferente para o Carnaval deste ano.
Vai marcar presença em vários municípios do estado com o ritmo frenético do Bicho Terra. Em São Luís, o grupo pretende transformar a Casa Barrica num point da temporada pré-carnavalesca.

Na Itália
Quem já está de volta à Ilha é o “restaurateur” Reges Fialho, que foi com a esposa Socorro, o filho Marcelo e a nora Aline, romper o Ano Novo na Itália.
O grupo voltou encantado com a viagem e, em especial com Roma, Firenze e Milão e as vinícolas que visitaram na Toscana.
Marcelo trouxe na mala, muito bem embaladas, algumas garrafas dos melhores vinhos daquela região.

Ladeira acima
O Google superou a Microsoft na preferência de usuários de navegadores de internet no ano passado.
Em fevereiro, o Internet Explorer era utilizado por 40,85% dos usuários, enquanto o Chrome tinha 36,56% de preferência. No mês seguinte, ambos estavam praticamente empatados, mas o browser do Google decolou e terminou o ano com 56,43% do mercado de desktop contra 20,84% do Explorer. Os números são da Net Market Share.

Nada mais atual
Jean-Baptiste Colbert foi ministro da Economia de Luiz XIV no século 17. Certa vez, em uma reunião da Corte, disse: “Há um momento em que não é mais possível enganar o contribuinte. Não consigo entender como é possível continuar a gastar quando já se está endividado até o pescoço”.
A resposta para Colbert foi dada por Julio Mazzarini, político que se tornou famoso por liderar aumentos de impostos: “Qualquer cidadão, quando está cheio de dívidas e não consegue pagar, vai para prisão. Como o Estado não pode ser mandado para a prisão, continua a se endividar. Todos os Estados fazem isso”.

Instituto
São Luís ganhará, em breve, um serviço voltado para a inclusão social de pessoas com déficit intelectual.
A cargo do Instituto Duda Mussalém, a iniciativa foca nas terapias de grupo com profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e de áreas afins.
A proposta é possibilitar ao indivíduo crescer na interação social, autonomia e independência, no que diz respeito a tarefas cotidianas e aptidões artísticas. O início das atividades está previsto para o mês de fevereiro e as inscrições já estão abertas.

Box de Crossfit
Um novo conceito de crossfit será inaugurado, nesta quinta-feira, às 19h, na Academia Viva Água. É o CF98 unidade Viva Água\Renascença, que terá a batuta do jovem Vitor Araújo Telles. A primeira unidade aberta funciona na Avenida São Luís Rei de França, no bairro Turu.
O Crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais. Há três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico.
É o método de treinamento que mais cresce atualmente no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica possível no seu praticante, independente da idade ou nível físico.

Mercado ambulante
Alguma coisa mudou no mercado ambulante no Centro de São Luís. Houve uma inundação de roupas (falsificadas) de duas ou três marcas famosas.
Calções, camisetas, tênis, quase todos os vendedores, imigrantes, oferecendo os mesmos modelos.
Uma espécie de “cartel”... Até uns dois anos atrás, o comércio de bugigangas e pirataria era bem mais diversificado. E mais atrativo.

Redesignação sexual
O Ministério da Saúde habilitou quatro novos serviços ambulatoriais para procedimentos transexualizadores. Entre eles, estão a terapia hormonal e o acompanhamento psicológico dos usuários em consultas antes e depois da cirurgia de redesignação de sexo.
Os serviços recém habilitados estão disponíveis nas cidades de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Uberlândia (MG). Ao todo, agora são nove centros com estes serviços pelo SUS, dos quais cinco também oferecem a cirurgia de mudança de sexo, chamada de redesignação sexual.

Folia de pré-Carnaval no Círculo
Vem aí o Baile da Prometida, no próximo sábado, no Círculo Militar, na Avenida Litorânea, com a presença do cantor Matheus Fernandes animando os foliões a partir das 19h, além de Máquina de Descascar Alho, Banda Argumento, Igor Oliveira, Herton Rá e Jonathan. Antes, no entanto, haverá cortejo, às 16h, saindo do Parquinho da Litorânea, com a banda Divo6.

TRIVIAL VARIADO

Por dois anos consecutivos a renda per capita do brasileiro caiu 10 por cento. A redução só foi menor na Ucrânia e na Rússia.

“Nas coisas do poder, o melhor detergente é a luz do sol.” Frase de Louis Brandeis que viveu de 1856 a 1941 e integrou a Suprema Corte dos Estados Unidos.

O governo fala tão pouco dos detalhes das reformas que a Esplanada dos Ministérios está sendo chamada de esplanada dos mistérios.

A cada começo de governo, alguns ganham o apelido de neblina de aeroporto: não decolam e não deixam ninguém decolar.

Um dos melhores presentes que recebi neste começo de ano, veio do presidente da Academia Maranhenses, Benedito Buzar: a coleção completa dos livros editados no fim do ano por aquela instituição cultural.

Encerra-se hoje o prazo para entrega de documentos dos candidatos pré-inscritos via internet para participarem da seleção de estágio remunerado no Poder Judiciário.

O novo ano desembarcou gerando expectativas para a médica Hildenê Bastos, que após as últimas atividades de 2016 na Clínica Personalitté, retomará a agenda profissional nos próximos dias.

Modelos de roupas iguais para pais e filhos estão em alta e são presentes fashion. A Carolina ETZ, com lojas no Windows Open Mall e Tropical Shopping, tem peças no estilo “look sintonia”, para mães e filhas, e também pijamas, para pais e garotos.

DE RELANCE

Zona de alto risco
Se com todas as operações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, acrescidas de condenações, alguns continuarem a mentir e a recorrerem à corrupção, não haverá dúvida: a preferência deles será por viver numa cela, vendo o sol nascer quadrado. Se quiserem navegar em águas turvas, sabem o destino que terão.

Cartão postal
Para quem acha demais percorrer 800 quilômetros do mais famoso dos caminhos de Santiago de Compostela, aquele que parte de Saint-Jean-Pied-de-Port, na França, talvez o livro que a jornalista e fotógrafa Andréa Prestes acaba de lançar possa servir de alento e inspiração. É que Andréa percorreu o chamado Caminho Português, trilhando 216 quilômetros entre a cidade do Porto (Portugal) e Santiago de Compostela, e mais 117 quilômetros até Finisterra e Muxía (Espanha), na Costa da Morte. Do trajeto, o segundo mais usado pelos peregrinos, selecionou 300 fotos tiradas com seu smartphone para compor Caminho de Santiago: de Portugal até o fim do mundo.

Para comemorar, mas não muito
Na semana passada, o Ministério do Turismo divulgou o número de visitantes estrangeiros em 2016, com crescimento de 4,8%, motivado principalmente pela Olimpíada do Rio. O número recorde de turistas vindos do Exterior foi de 6,6 milhões. Enquanto isso, só na Torre Eiffel, por exemplo, um dos monumentos com ingresso pago mais frequentados do mundo, os visitantes são quase 7 milhões por ano (e isso que a frequência caiu nos últimos dois anos por causa dos atentados terroristas em Paris!).

Visão antecipada
Em 1982, o antropólogo, escritor e político Darcy Ribeiro disse: “Se os governadores não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios”. Passados 34 anos, alguém tem dúvida?

Sem respostas
Sai ano, entra ano, as pautas e perguntas seguem as mesmas: vivemos num mesmo país, falamos a mesma língua, usamos a mesma moeda e somos regidos pela mesma Constituição Federal. Por que tantas disparidades tributárias? Por que o ICMS no Mato Grosso é menor do que no Maranhão ou no Rio Grande do Sul? Por que é mais fácil abrir uma empresa no Ceará do que em outros estados?

Não há saída mágica
A pergunta mais frequente é sobre quando o País sairá do buraco. Está difícil diante dos números. As dívidas dos municípios, dos estados e da União somadas chegam a 4 trilhões e 200 bilhões de reais, equivalentes a 70 por cento do Produto Interno Bruto. É o dobro de toda a arrecadação tributária que no ano passado atingiu 2 trilhões e 100 bilhões. Após a divulgação desses dados, os contrários à limitação das despesas públicas se retraíram.

O que falta
Especialistas afirmam que o Brasil só vai se desenvolver se investir no mínimo 5,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) ao ano na infraestrutura, abrangendo os setores de energia, telecomunicações, saneamento e transportes. Hoje, não tem passado de 2 por cento.

Vale refletir com Ketteri:
“Por mais que exista um sorriso por traz dele sempre haverá uma lágrima esperando a hora certa para cair”.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

Saiba mais de PH