Educação

Para quem busca uma formação robusta na área de Gestão

  •  

Metodologia exclusiva da FGV, o Pós ADM visa desenvolver nos profissionais as competências e habilidades fundamentais para o mundo corporativo atual

0
Para quem busca uma formação robusta na área de Gestão
Pós ADM: ambiente ideal para troca de ideias e networking com profissionais de todo o Brasil (Foto: Divulgação)

Com um cenário econômico ainda questionável, é normal que as empresas busquem alternativas para o controle de custos, e os cortes no quadro de funcionários aparecem como a primeira solução, o que torna o mercado de trabalho ainda mais competitivo tanto para aqueles que almejam manter a empregabilidade quanto para os que buscam uma recolocação no mercado.

A pesquisa Robert Half sobre as tendências do segmento para este ano, ouviu 100 diretores da área de Recursos Humanos. A Fundação Getulio Vargas (FGV) - instituição com mais de 70 anos no campo da educação e referência no mercado de trabalho - é apontada como uma das preferidas pelas empresas na hora de contratar, segundo o Datafolha.

Para 53% dos participantes da pesquisa, a duração do processo seletivo aumentou em suas empresas muito em virtude de três fatores: 1) dificuldade de encontrar o perfil ideal; 2) maior número de currículos recebidos por vaga; 3) aumento do número de etapas no processo seletivo.

Com o mercado mais competitivo é fundamental ter diferenciais, como habilidades em diversas áreas do conhecimento, que possam impressionar os recrutadores e dar certa vantagem ao candidato em relação aos demais concorrentes. Por isso, especialistas são categóricos: investir em conhecimento para adquirir novas habilidades é essencial. Afinal, o foco das contratações será mais na qualidade do que quantidade.

Suzanne Coimbra coordena o Pós ADM do Isan, conveniada da FGV no MA (Foto: Divulgação)

Carreiras são construídas a partir de escolhas que, quando bem feitas, trazem resultados mais rápidos, acompanhados de realizações pessoais. Para alcançar o resultado desejado, é fundamental pensar nas escolhas profissionais com foco em um aspecto principal: o talento.

“Embarcar em uma pós-graduação é um grande passo para quem decide explorar novos caminhos, desenvolver competências profissionais e pessoais, descobrir potenciais, traçar objetivos, adquirir conhecimentos práticos e teóricos, além de ampliar o networking”, é o que garante o coordenador geral do Pós ADM - Pós-Graduação em Administração de Empresas da FGV, professor Gerson Lachtermacher, Ph.D.

Ideal para quem almeja ocupar cargos gerenciais, o Pós ADM oferece uma formação robusta em gestão para profissionais de qualquer área de atuação e tem suas turmas formadas por alunos de diversos segmentos (médicos, dentistas, advogados, entre outros), o que proporciona um ambiente ideal para a troca de ideias e networking com profissionais de todo o Brasil.

“A metodologia é exclusiva da FGV e 100% presencial, foi desenvolvida para atender recém formados e profissionais de diversas áreas de formação que nunca tiveram contato com a Administração (gestão), buscando conhecimento para desenvolvimento do seu negócio ou projeção profissional. O programa combina dois professores em cada encontro, proporcionando um excelente intercâmbio entre conhecimento unindo a teoria e a prática em Administração de Empresas”, explica a coordenadora do Pós ADM do Isan, conveniada da FGV no Maranhão, Suzanne Coimbra.



Maestria
É este profissional, capaz de assumir com maestria um leque maior de atividades, que as empresas estão à procura. Para isso, é necessário autoconhecimento, planejamento e objetivos bem definidos. Buscando auxiliar o aluno no planejamento de sua carreira, a especialização da FGV tem entre seus diferenciais um programa exclusivo que ajuda o aluno a conhecer suas competências comportamentais essenciais para traçar uma trajetória de sucesso: o MyEtalent.

“Para este programa Pós ADM - Pós-Graduação em Administração de Empresas, em parceria com a Etalent, a FGV disponibiliza acesso a esta plataforma que oferece uma série de ferramentas que ajudam os profissionais a alcançarem atitudes de alta performance, por meio de identificação do talento pessoal e das lacunas existentes entre o profissional e cargo”, afirma a coordenadora do Pós ADM do Isan.

Para estreitar e fortalecer a relação de alunos e alunos egressos com o mercado, o Pós ADM desenvolveu a Comunidade Pós ADM, em parceria com o pioneiro em soluções de recrutamento on-line no Brasil, o Vagas (www.vagas.com.br), que se destaca como um dos maiores bancos de oportunidades on-line do mercado. Essa parceria amplia a visibilidade dos alunos para diversos cargos e áreas diante de empresas renomadas, como Americanas.com, GE, Oracle, Schincariol, Buscapé, Honda, Pepsico, Shoptime.com, Colgate, Palmolive, IG, Reuters, Sony, Cosan, Submarino.com, Natura, Roche, Saint-Gobain, Suzano, Gafisa, Novartis e Unimed.


Mobilidade
Por ocorrer simultaneamente em mais de 60 cidades, o aluno pode assistir às aulas em qualquer uma. “A alta possibilidade de trânsito durante o curso é perfeita para os alunos que trabalham viajando ou que precisam ser transferidos para outras cidades durante o curso. Assim, o aluno não se prejudica e aproveita tudo o que o Pós ADM oferece”.

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, uma certificação internacional é, certamente, um diferencial para o currículo. A experiência em um módulo internacional proporciona extensão de networking, ampliação de conhecimentos, além de uma vivência e um aprendizado intercultural, ou seja, é um excelente momento para enriquecer o currículo e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho.

“Por acreditar que uma experiência internacional é um forte diferencial, o Pós ADM oferece exclusivamente para seus alunos e alunos egressos, duas oportunidades de módulos internacionais: Programa U.S Business and Economic Strategies, desenvolvido na Universidade da Califórnia, em San Diego; e o Programa International Program in Business, desenvolvido na Universidade de Miami, em Miami. Cada curso tem duração de 40h-a, com aulas ministradas em inglês com tradução simultânea, por professores renomados. O aluno ainda participa de seminários e visitas técnicas a empresas de destaque no mercado”, relata a coordenadora.

Os alunos aprovados no programa Pós ADM recebem certificado de conclusão de Pós-graduação lato sensu em Administração de Empresas, nível especialização, emitido pela Fundação Getulio Vargas - RJ, conjuntamente com suas escolas Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) e Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE).


Para investir em qualificação


Estrutura do curso
Investir em qualificação faz com que os profissionais tenham maiores perspectivas de garantir um posto de trabalho no mercado e se manter nele. Porém, para aqueles que já estão no mercado, conciliar trabalho e estudo pode parecer algo impossível. Pensando nisso, a Pós ADM oferece uma rotina de aulas semanal (as quartas e quintas, das 19h às 22h30) com duração total de 18 meses e carga horária total de 432 horas aula. O curso conta com 17 disciplinas, divididas em três semestres: dois de diferentes áreas temáticas e um de encerramento. Os dois primeiros são independentes e sem pré-requisitos, permitindo que o aluno inicie o curso em qualquer semestre.


Dupla certificação
Depois de formado no Pós ADM, o aluno que busca melhorar seu currículo e o planejamento da sua formação continuada, poderá complementar sua formação escolhendo um MBA FGV que melhor se encaixa em suas novas metas profissionais, isentando até 50% das disciplinas do Pós ADM no MBA da sua escolha, proporcionando assim duas formações com baixo investimento. Esse benefício é um investimento que economiza tempo e mantém o foco no que realmente importa: a carreira.

FGV no Maranhão é Isan

A Fundação Getulio Vargas é representada pelo Isan, instituição que conta com 17 anos de experiência em treinamento e formação de alto nível para profissionais e executivos do Maranhão. O Isan prima pela excelência e qualidade de ensino.
O Isan oferece o que há de melhor em educação continuada para desenvolver pessoas, preparando-as para os desafios do mercado com a qualidade nacional da FGV. A iniciativa elimina as fronteiras do conhecimento e torna possível a qualquer aluno do Maranhão obter o mesmo conhecimento que outro da FGV no Brasil, por meio das suas unidades conveniadas com valores de investimento regionalizados.

Trajetória da FGV
A FGV é uma das maiores instituições de ensino do Brasil, sendo referência não só por seus reconhecidos programas de graduação, mestrado e doutorado, como também pelo desenvolvimento de pesquisas e pela divulgação de estatísticas macroeconômicas.

Alguns números evidenciam essa qualidade e pioneirismo no campo da educação:

- Eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma das pelo Global Employability Ranking 2015.

- Eleita a do Brasil no LinkedIn, em 2015.

- Está entre os e se manteve em , pelo Global Go To Think Tanks Index Report 2015.

- Líder no ensino brasileiro, em Economia, Ciências Sociais e Administração, com classificação máxima em 2014, segundo pesquisa IGC e divulgada pelo MEC em 2015.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.