Comemoração

Estaleiro Escola completa 10 anos de criação

Situado no Sítio Tamancão, na área Itaqui-Bacanga, unidade atua na formação de aprendizes na tradição da construção naval do Maranhão, preservando técnicas artesanais e peculiares dos mestres carpinteiros, presentes nas embarcações do estado e ameaçadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

[e-s001]O Estaleiro Escola do Maranhão completa amanhã 10 anos de criação, com a proposta de preservar as antigas e tradicionais técnicas de construção naval, com a intenção de formar mestres carpinteiros, pintores, calafates, ferreiros e mecânicos que atuam na produção artesanal de embarcações, difundindo este conhecimento popular para novas gerações. Uma iniciativa pioneira no Brasil com a finalidade de assegurar a salvaguarda e transmissão dos conhecimentos tradicionais que foram inventariados pelo projeto “Embarcações do Maranhão”.

Instalado no Sítio Tamancão, às margens do Rio Bacanga, em dezembro de 2006, por meio de um convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Estaleiro Escola é hoje uma unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema)

[e-s001]Ele foi criado por meio de uma pesquisa de autoria do engenheiro civil Luiz Phelipe Andrès, que se tornou um dos coordenadores do projeto que visa a formação de aprendizes na tradição da construção naval do Maranhão, preservando técnicas artesanais e peculiares dos mestres carpinteiros, presentes nas embarcações do estado e ameaçadas de perda e desaparecimento pelo abandono da categoria.

Além de curso de construção de embarcações, o Estaleiro Escola oferece cursos de marcenaria, veleria, velejaria, educação ambiental, dentre outros voltado para a qualificação profissional da comunidade em geral.

Comemoração
Para marcar a comemoração dos 10 anos de criação, será lançado um selo comemorativo em parceria com os Correios, além de um livro retratando a história e colocando em foco as pessoas que fizeram e fazem parte da unidade ao longo do tempo.

A programação do aniversário do Estaleiro Escola teve início com a palestra do velejador Amyr Klink e se encerra amanhã.

Está prevista a inauguração de uma praça, com o objetivo de melhorar a convivência da comunidade. O local vai homenagear um dos principais mestres do Estaleiro.

Outra importante intervenção se refere às melhorias estruturais na unidade, nos barcos escola, e também com reabertura da brinquedoteca e recuperação do cais. Recentemente o Governo do Maranhão passou a disponibilizar internet grátis no EstaleiroEscola.

[e-s001]Acervo
O Estaleiro Escola dispõe de importante acervo de ferramentas utilizadas durante séculos na carpintaria naval do Estado. E está em pleno funcionamento com vocação voltada para as embarcações tradicionais e oferece cursos de capacitação profissional, como: construção de embarcações artesanais, educação ambiental, inglês básico, agente de informações turísticas, técnico em logística com ênfase em gestão portuária. Além de oficinas de reaproveitamento de madeira, reaproveitamento de pet, reciclagem de papel, biojóias, cerâmica, modelismo Naval.

Programação 15/12

7h – Saída da regata do Estaleiro Escola com destino ao Espigão Costeiro da Ponta da Areia e retorno ao Estaleiro.
9h – Inauguração da Praça Mestre Pedro Alcântara; descerramento da placa dos 10 anos do Estaleiro Escola; Instalação da Placa do Wi-Fi grátis.
9h45 – Inauguração do cais Antônio Bruno P. Nogueira (Nhozinho); Chegada da regata, com premiação.
10h20 – Inauguração da sala “Minha gente Maranhão”.
10h40 – Lançamento do Selo Comemorativo – dez anos do Estaleiro Escola.
11h10 – Lançamento do programa “Certificação Social” com a entrega de diplomas a mestres de embarcação; homenagens e entregas de placas (auditório do Estaleiro).
11h40 – Palestra com Luiz Phelipe Andrés.
12h15 – Coquetel de aniversário e corte do bolo dos 10 anos.

SAIBA MAIS

Vocação
Embarcações Tradicionais

Principais Cursos
Construção de Embarcações Artesanais;
Educação Ambiental;
Inglês Básico;
Agente de Informações turísticas;
Técnico em logística com ênfase em gestão portuária.

Oficinas
Reaproveitamento de Madeira;
Reaproveitamento de Pet;
Reciclagem de Papel;
Biojóias;
Cerâmica;
Modelismo Naval.

Contatos
(98) 99182.1100

Endereço
Sítio do Tamancão, s/n, Anjo da Guarda

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.