Comemoração

Dia do Farmacêutico é comemorado com corrida

  •  

Categoria realizou a segunda edição da corrida Troféu Profº Antônio Benedito de Oliveira; evento contou ainda com orientações para a população

0
Diego Anderson, Rubem Costa e Márcio Kemps recebem premiação
Diego Anderson, Rubem Costa e Márcio Kemps recebem premiação (Foto: Flora Dolores / O ESTADO)

Ontem foi o Dia Internacional do Farmacêutico e a classe aproveitou o dia para correr. Durante a manhã, no Espigão Costeiro, da Ponta da Areia, foi realizada a 2ª Corrida Troféu Profº. Antônio Benedito de Oliveira. O percurso teve cinco quilômetros e reuniu farmacêuticos, acadêmicos e a convidados.

“O objetivo dessa corrida é congraçarmos os farmacêuticos no dia internacional do farmacêutico, 25 de setembro. Este ano abrimos também para a comunidade com o objetivo de levar ao conhecimento da população o cuidado que o farmacêutico tem com o paciente e com a população. O farmacêutico vive saúde”, afirmou Maria José Luna, presidente do CRF.

Foram cerca de 200 pessoas que participaram da corrida, nas categorias farmacêuticas – feminina e masculina, acadêmicas – feminina e masculina e comunidade - feminina e masculina Todos os participantes receberam medalhas e os três primeiros colocados de cada categoria foram agraciados com troféus.

“Foi uma alegria muito grande participar do evento. Faço atividades físicas, inclusive pilates e danças, e por isso não foi tão difícil chegar na frente. Estou muito feliz pela medalha”, afirmou Raimundo Pinheiro, 70 anos, segundo lugar na categoria para maiores de 70.

Conscientização

Mais do que comemorar, os farmacêuticos também querem conscientizar a população a respeito das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: dengue, a chikungunya e a zika. Por isso, ontem, junto com a corrida, também foi lançada a campanha “Farmacêuticos em Ação”. O projeto ocorre simultaneamente no Brasil, Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai, Venezuela, e outros países da América Latina, em uma iniciativa do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com apoio da Fundação Internacional Farmacêutica (FIP) e Fundação FIP.

O objetivo da iniciativa é transformar cada farmacêutico desses países em um agente de combate ao mosquito e cada farmácia em um posto avançado contra o mosquito Aedes aegypti. No Brasil, a campanha é desenvolvida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), os conselhos regionais e as entidades parceiras – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (Sbrafh).

Farmácias e farmacêuticos estão sendo orientados a se mobilizar e contribuir com a prevenção e controle das três doenças relacionadas ao Aedes aegypti. Os farmacêuticos podem, além de oferecer a orientação correta aos pacientes, identificar pessoas com sinais e sintomas sugestivos, encaminhando os casos suspeitos, prescrevendo terapias adequadas, quando pertinente, e acompanhando pacientes em tratamento.

CLASSIFICAÇÃO POR CATEGORIA E POR FAIXA ETÁRIA:

MASCULINO:

1º Marco Antônio Junior

2º Josélio Lima

3º Aurélio Moraes de Jesus

FEMININO:

1º Erinalva Silva

2º Fernanda Aguiar Costa

3º Mariana Brandão Aires

ACADÊMICO

MASCULINO:

1º Marcos Farias Jr.

2º Jorge Cavalcante

3º Raul Pires

FEMININO:

1º Mayana Sales

2º Josilene Diniz

3º Jacilene Viana

COMUNIDADE

MASCULINO:

1º Raimundo Marques

2º Wyderlan Abreu

3º Welberth Santos

FEMININO:

1º Michele Salomão

2º Luiziana de Medeiros

3º Denizia da Silva

POR FAIXA ETÁRIA

20 A 29

MASCULINO

1º Andrei Sousa Moraes

2º Fredson Aragão Jr.

3º João Brito Neto

FEMININO

1º Andrea Reis

2º Dayane Neves

3º Ellen Sousa Santos

30 a 39

MASCULINO

1º Diego Soares Sá

2º Rubem Costa Santana

3º Marcio Kemps

FEMININO

1º Kelciane dos Santos

2º Jocelia Mendes

3º Benilma Mendes

40 a 49

MASCULINO

1º Fredson Aragão

2º José Raimundo Costa

3º Adinaldo do Vale Lima

FEMININO

1º Antonia de Castro Silva

2º Aracy Silva de Melo

3º Walquiria Dias

50 a 59

MASCULINO

1º Antonio de Jesus

2º Sergio Monroe

3º Waldemar De Melo Filho

FEMININO

1º Maria de Jesus Rubim

2º Celia Maria Moraes

60 a 69

MASCULINO

1ºJosé Humberto de Moraes

2º Egberto Oliveira Silva

3º Emanuel Costa Silva

FEMININO

1º Ana Silvia Silva

2º Maria Luiza Damasceno Nery

3º Joana Santos Reis

70+

MASCULINO

1º Luis Septimos Bacelar

2º Raimundo Pinheiro

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.