Mudança

Feriados alteram a rotina comercial em São Luís

Por causa do feriado da Independência do Brasil, dia 7, e Aniversário de São Luís, dia 8, estabelecimentos comerciais funcionarão em horário diferenciado; agências bancárias e lojas da Rua Grande estarão fechadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
No Rio Anil Shopping, as lojas e quiosques estarão fechadas
No Rio Anil Shopping, as lojas e quiosques estarão fechadas (Rio anil)

Por causa do feriado dos dias 7 (Independência do Brasil) e 8 de setembro (aniversário de São Luís), a rotina na cidade será alterada. Alguns estabelecimentos comerciais funcionarão em horário diferenciado, enquanto outros não atenderão o público.

Os estabelecimentos bancários ficaram fechados. Além disso, a categoria iniciou hoje uma paralisação, o que também vai comprometer o atendimento aos clientes nos próximos dias. As lojas da Rua Grande também ficarão fechadas nos dias 7 e 8. Já os supermercados funcionarão nos dois dias normalmente, de 7h às 22h, conforme informou a Associação Maranhense de Supermercados.



Shoppings
Os shoppings da cidade também terão o horário de funcionamento alterados nos dias 7 e 8 de setembro. No Shopping da Ilha, as lojas e quiosques estarão fechados enquanto que a praça de alimentação e a área de lazer funcionarão das 12h às 22h.

No Rio Anil Shopping, as lojas e quiosques também estarão fechadas. A academia de ginástica vai abrir de 9h às 13h; as Lojas Americanas, de 12h às 20h; a área de lazer, de 12h às 22h; e a Praça de Alimentação, também de 12h às 22h. Já no São Luís Shopping, as lojas e quiosques ficarão fechados, enquanto que os espaços de lazer e alimentação atenderão ao público.

No Pátio Norte Shopping, as lojas estarão fechadas, funcionando apenas a praça da alimentação, o cinema, as lojas Americanas e o supermercado. Já no dia 8 o funcionamento será normal. O Tropical e o Monumental Shopping informaram que estarão fechados nesses dois dias. Já o Jaracati Shopping, até a tarde de ontem, ainda não havia informado como ficará o seu funcionamento durante o feriado.

Órgãos estaduais estarão fechados; sexta é facultativo para a Prefeitura

O Governo do Maranhão informou que, em virtude do feriado nacional da Independência do Brasil, no dia 7, suspenderá as atividades dos servidores públicos estaduais, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial.

Na quinta-feira, dia 8, Aniversário de São Luís e feriado municipal da natividade de Nossa Senhora, não haverá expediente apenas nos órgãos estaduais que funcionam no âmbito da capital maranhense. A exemplo do dia anterior, os serviços considerados de natureza essencial serão mantidos.


Decreto
O calendário de Feriados e Pontos Facultativos é estabelecido por meio do Decreto de nº 31.473, de 18 de janeiro de 2016. Os feriados declarados em leis municipais serão observados pela administração do Estado, em suas respectivas localidades de funcionamento, conforme instituído no artigo 3º deste decreto.

Em virtude do feriado municipal do aniversário de 404 de São Luís, comemorado nesta quinta-feira, a Prefeitura de São Luís decretou ponto facultativo nos órgãos da administração direta, indireta, autárquica e funcional do poder executivo municipal nesta sexta, dia 9.
Durante o feriado e ponto facultativo, fica assegurado o atendimento referente aos serviços pú­blicos considerados essenciais. Dessa forma, ficam preservados os serviços relativos às áreas de urgência como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.