Chuvas abaixo da média

São Luís registrou 41,2% do volume de chuvas estimado para o mês

  •  
  •  

Apesar da elevação dos índices pluviométricos na capital maranhense nas últimas 48 horas, meteorologistas afirmaram que neste mês deverá cair menos precipitações que o esperado

0
Foto: De Jesus / O ESTADO

A cidade de São Luís registrou em 20 dias apenas 41,2% do volume de chuvas estimado para cair este mês, de acordo o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). De acordo com o levantamento, até o momento o índice pluviométrico do sétimo mês deste ano é de 54 milímetros.

Ainda segundo o Núcleo Geoambiental, com base na média histórica dos últimos 30 anos, julho registra normalmente 131 milímetros de chuva. “ Estamos na segunda quinzena do mês e não temos nem a metade do estimado para cair de chuvas em São Luís. Isto comprova que as chuvas ainda estão abaixo da expectativa”, disse a meteorologista Andrea Cerqueira.

Segundo ela, o primeiro semestre deste ano também registrou níveis pluviométricos abaixo da expectativa. Em junho, por exemplo, a média de chuvas foi de 153 milímetros, valor 11,5% menor que o registrado historicamente para o mês. “ Tivemos meses com quedas ainda mais bruscas das médias. Em janeiro, por exemplo, também não choveu nem 50 por cento do esperado”, disse Andrea Cerqueira.

Fortes chuvas

A cidade registrou fortes chuvas nas últimas 48 horas. Ontem, em bairros como Anil, Areinha, São Francisco e Madre Deus, a precipitação causou transtornos. Várias avenidas registraram pontos de acúmulos de água. Apesar das condições desfavoráveis, até o fechamento desta edição, nenhum acidente grave foi registrado na capital maranhense por causa das chuvas.

Ainda segundo o Núcleo Geoambiental, a capital maranhense passa por um processo de transição entre os períodos chuvoso e seco. A expectativa é que as precipitações diminuam a partir do próximo mês. “ São chuvas típicas deste período, ou seja, com grande volume de água e com duração mínima. Houve uma variação na distribuição das chuvas neste mês de julho”, informou Andrea Cerqueira.

De acordo com levantamento do Núcleo, o mês de abril deste ano registrou uma queda de 28,6% nos índices de chuvas para o período. Em fevereiro, a média de chuvas foi 38,6% inferior àquela registrada historicamente na cidade.

Mais

Tabela

Meses Média histórica (em mm) Índice em 2016 (em mm)

Janeiro 244,2 106,8

Fevereiro 373 229

Março 428 353

Abril 476 339,4

Maio 316,5 198,8

Junho 173 153

Julho 131 54

Fonte: Núcleo de Meteorologia da Uema

Frase

“ Estamos na segunda quinzena do mês e não temos nem a metade do estimado para cair de chuva em São Luís. Isto comprova que as chuvas ainda estão abaixo da expectativa”

Andrea Cerqueira

Meteorologista do Núcleo Geoambiental da Uema

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.