Festas juninas

Boi da Mucuíba retorna após um hiato de 10 anos

Para marcar o retorno, o grupo faz uma apresentação neste sábado, em Senador Lá Rocque

Angra Nascimento /Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
O boi é composto por 56 brincantes, todos de Senador La Rocque.
O boi é composto por 56 brincantes, todos de Senador La Rocque. (Foto: Angra Nascimento /Imirante Imperatriz )

SENADOR LA ROCQUE – E quem disse que na Região Tocantina são só quadrilhas? Existe espaço, também, para o bumba-meu-boi, dança folclórica, típica do Maranhão, durante as festas juninas notadamente no Nordeste.

O Boi da Mucuíba, que apesar de existir desde 1998, retoma suas atividades depois de um hiato de 10 anos. De Senador Lá Rocque, o Boi de Mucuíba, faz uma homenagem ao antigo nome da cidade Senador Lá Rocque, que antes da emancipação política, tinha o nome de Mucuíba.

“Passa-se a ter o nome de Boi da Mucuíba, para relembrar o nome de origem da cidade”, justifica o coreógrafo, Diney Costa. “Estamos retomando nossos trabalhos depois de 10 anos parados, devido à falta de recursos. O boi ressurge para integrar os jovens da cidade, enaltecer a cultura do Maranhão e ter essa manifestação tida como folclórica, na cidade de Senador Lá Rocque”, explica Diney Costa.

O boi que é na modalidade de orquestra, conta com 56 brincantes, e apresenta um repertório musical autoral, tipicamente maranhense. “O boi vem com músicas de compositores do Maranhão, onde a gente, também, resgata essa ideia de valorizar o que é da nossa raiz”, afirmou o coreógrafo, ressaltando que o boi vem com um figurino novo.

Para marcar o retorno, o Boi da Mucuíba faz uma apresentação neste sábado (17), na sede da escola Presidente Costa e Silva, a partir das 18h. “Nesta apresentação, vamos ter um momento muito importante que é a interligação da história do bumba-meu-boi com a religiosidade da Igreja Católica”, adianta Diney Costa, sem disfarçar a alegria de poder ser a única equipe de bumba-meu-boi da região Sul do Maranhão. “Ficamos felizes porque integramos o único boi da região”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.