Em praça pública

Musical João do Vale se apresenta neste sábado em São Luís

São Luís é a nona cidade que o espetáculo percorre levando a história, arte e poesia do maranhense do século XX: João do Vale.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 26/03/2022 às 19h01
Ao todo, 10 cidades foram agraciadas com a Turnê ''Nas Trilhas do Maranhão''.
Ao todo, 10 cidades foram agraciadas com a Turnê ''Nas Trilhas do Maranhão''. (Foto: Anilton Alex)

SÃO LUÍS - Neste sábado (27), às 20h, a Praça das Mercês, no Centro de São Luís, será palco do maior espetáculo musical da atualidade, o Musical João do Vale: O Gênio Improvável.

Pela primeira vez em praça pública na capital maranhense, o espetáculo segue com a turnê 'Nas Trilhas do Maranhão'. São Luís é a nona cidade que o espetáculo percorre levando a história, arte e poesia do maranhense do século XX: João do Vale.

Ao todo, 10 cidades foram agraciadas com a Turnê 'Nas Trilhas do Maranhão', foram elas: Santa Rita, Arari, Pedreiras, Vitória do Mearim, Santa Inês, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, São Pedro da Água Branca, São Luís e Açailândia.

“O Instituto Cultural Vale tem extrema satisfação em patrocinar o espetáculo que conta a trajetória do maior compositor maranhense de todos os tempos. Fomentamos a cultura por acreditarmos em seu valor, em seu potencial de encantamento e na sua capacidade de ampliar os horizontes das pessoas. A história de João do Vale é inspiradora, também, por mostrar que através da música, ele realizou seu maior sonho e chegou a todo o Brasil”, diz Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale.

"Nós estamos na reta final da Turnê Nas Trilhas do Maranhão, que foi realizada graças a um trabalho de muitas mãos. Trabalho esse que vai desde a equipe técnica até o nosso patrocinador master, o Instituto Cultural Vale. A expectativa para esse fim de semana é bater nosso recorde de público. Nas cidades por onde já passamos com o espetáculo o reconhecimento do nosso trabalho foi nos dando mais gás para essa apresentação em São Luís que tem tudo para ser histórica. Estamos levando a história do João para a rua, para o povo", ressaltou o produtor executivo do Musical João do Vale, Celso Brandão.

Além do espetáculo também são realizadas ações formativas por meio de workshops ministrados pelo elenco e parte dos músicos da montagem. Em São Luís os workshops serão realizados no Centro de Ensino em Tempo Integral João Francisco Lisboa, no Canto da Fabril, na sexta-feira (26), às 15h30. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Para participar das oficinas o público pode fazer a inscrição por meio do link disponível no perfil do Musical João do Vale no Instagram (@musicaljoaodovale).

Ao todo são nove workshops oferecidos, são eles: Roda de conversa Processo de composição, com Vicente Melo; Workshop de Teatro de Animação, com Lauande Aires; Workshop de Dança Popular, com Brenda Oliveira; Iniciação Teatral, com Victor Silper; Workshop de Teatro Improvisação, com Tiago Andrade; Workshop O Samba da Rainha, com Millena Mendonça; Workshop Produção Cultural e Indústria Criativa, com Celso Brandão; Workshop de Teatro Musical, com Samuel Rebouças e Philipee Mendonça e Percussão, com Oswaldo Abreu.

Sobre o Musical João do Vale, O Gênio Improvável

Idealizado pelo produtor cultural, Celso Brandão, o Musical João do Vale, O Gênio Improvável, estreou em 2017 no Teatro Arthur Azevedo em comemoração ao bicentenário da maior casa de espetáculos do Maranhão. Um sonho de infância do produtor cultural que desde muito cedo conheceu a obra de João do Vale. A direção do espetáculo é assinada por Vinícius Arneiro, a dramaturgia é de Felipe Corrêa, a preparação de elenco de Urias de Oliveira e a direção musical de Luiz Jr Maranhão.

João do Vale, um homem simples, nascido em Pedreiras, sempre teve o sonho de ser compositor. Aos 16 anos de idade decide abandonar sua terra natal e enfrenta diversos desafios até conquistar o mundo com suas canções. Sua genialidade o levou a estar entre os maiores nomes da música brasileira e ter suas canções ocupando as principais paradas do rádio entre as décadas de 60 e 70.

Em 2018, após inúmeras apresentações na capital do Maranhão, o espetáculo fez sua primeira turnê para além das fronteiras da região metropolitana da Grande Ilha, percorrendo seis cidades (Caxias, Codó, Coroatá, Teresina, Pedreiras e São Luís). Em 2019 se apresentou no Festival GEMA (Grandes Espetáculos do Maranhão) superando todas as expectativas de público e lotando a casa em todas as sessões. Em 2021 o espetáculo retorna com a turnê Nas Trilhas do Maranhão encantando os maranhenses de mais 10 cidades do Estado.

O elenco é composto por Vicente Melo, (João do Vale), Brenda Oliveira (Nara Leão), Tiago Andrade (Zé Keti), Lauande Aires (Chico Buarque), Millena Mendonça (Maria Bethânia), Dênia Corrêa (Marlene), Samuel Rebouças (Zé Gonzaga) e Victor Silper (Luiz Vieira).

A banda do espetáculo é composta por Luiz Jr. Maranhão (Violão 7 cordas, viola caipira, guitarra e direção musical), Philipee Mendonça (teclado, piano e sintetizador), Marquinhos Carcará (Percuteria e percussão), Cleuton Silva (contrabaixo elétrico e acústico), Memel Nogueira (Acordeon), Oswaldo Abreu (percussionista) e Danilo Santos (flautista, clarinetista e saxofonista).

"O espetáculo que nasceu em 2017 segue fazendo história e o futuro reserva grandes surpresas para os maranhenses que são fãs de João do Vale e do musical em sua homenagem", confessou Celso Brandão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.