Artes Cênicas

Grupo Cena Aberta apresenta segunda edição do evento Ocupa Cena em homenagem a Luiz Pazzini

Evento terá programação com participação de grandes artistas.

Na Mira, com informações da assessoria

- Atualizada em 26/03/2022 às 19h06
O #OcupaCena surgiu em 2021, um ano após o grupo sofrer com a perda prematura de seu mestre Luiz Pazzini.
O #OcupaCena surgiu em 2021, um ano após o grupo sofrer com a perda prematura de seu mestre Luiz Pazzini. (Foto: Divulgação / Assessoria)

SÃO LUÍS - O Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta apresenta desta quinta-feira (17), até o próximo dia 26 de novembro a segunda edição do evento #OcupaCena, em homenagem ao professor Honoris Causa da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Luiz Pazzini. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura com incentivo da Lei Aldir Blanc.

Leia também:

Espetáculo abre inscrições para cursos gratuitos de teatro com o dramaturgo Miguel Falabella

O #OcupaCena surgiu em 2021, um ano após o grupo sofrer com a perda prematura de seu mestre Luiz Pazzini, acometido pela Covid-19. Através das redes sociais, os membros do Cena Aberta, realizaram uma série de homenagens a Pazzini por meio de uma "ocupação" virtual, com sarau artístico e exibição de trabalhos inéditos do teatrólogo.

Nesta segunda edição, o evento terá uma programação especial com mesas temáticas e exibições virtuais de espetáculos, entre eles, um fragmento inédito da série "Leituras Dramáticas em Quarentena", um dos últimos trabalhos registrados por Pazzini.

"O OcupaCena surge com a intenção de manter viva a presença de Pazzini, que foi o nosso grande mestre, resgatando textos, trabalhos e outros elementos que constituem essa memória. Fizemos isso inicialmente de forma muito individual, com membros e convidados. A ideia de dar continuidade à essa ocupação é não somente se restringir às redes sociais, mas com o propósito de abranger outros espaços, reunindo ex-membros, atores, educadores e pessoas que tiveram papel importante para o Cena Aberta, para Pazzini, reconstituindo uma verdadeira historiografia do teatro maranhense”, conta Victor Silper, ex-aluno de Pazzini e membro do Grupo Cena Aberta.

Uma das novidades dessa edição é a série Café com Memórias, um momento de conversação entre profissionais do teatro, facilitadores da arte local, entre outros que fizeram parte da vida de Pazzini e da história do Grupo Cena Aberta. Serão dois episódios que têm o objetivo de promover um olhar sensível ao passado do grupo e suas contribuições para a difusão das artes cênicas no Maranhão.

Outra novidade do #OcupaCena 2ª edição é a Mostra Poesia na Sacada, onde uma seleção de artistas locais irão performar, na sacada do Senzala Bar, leituras dramáticas de poesias autorais e de consagrados dramaturgos como Oscar Wilde, Heiner Müller, Bertolt Brechet e Vladimir Maiakovski.

A programação online será transmitida através das redes sociais do Grupo Cena Aberta, no Instagram @cenaberta e no Youtube pelo canal Cena Aberta (https://youtube.com/channel/UCGLlAQrlmM1BDg3L2q6Scjg)

17 de novembro

19h - Mostra Poesia na Sacada (realização no Senzala Bar com transmissão pelo Youtube e pelo Instagram)

22 de novembro

20h (transmissão pelo Youtube) - Leituras Dramáticas em Quarentena com Luiz Pazzini - episódio "O Ditador"

23 de novembro

20h (transmissão pelo Youtube) - Show Performativo da Banda Cofo de Parafernalha

24 de novembro

19h (transmissão pelo Youtube) - Mesa temática - Processos educativos na prática de Luiz Pazzini: campo, escola e extensão universitária com participação de Gisa Braga, Diana Muniz, Ulisses Ferraz e mediação de Lígia Cruz

25 de novembro

20h (transmissão pelo Youtube) Episódio 1: Café com Memórias e Exposição Luiz Pazzini com Rose Coreira e Cássia Pires

26 de novembro

20h (transmissão pelo Youtube) - Episódio 2: Café com Memórias e Exposição Luiz Pazzini com Maria Ethel e Giselle Vasconcelos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.