Cultura maranhense

Projeto de Lei declara toada "Maranhão, meu tesouro, meu torrão" patrimônio imaterial

A toada, de Humberto de Maracanã, é canção símbolo do São João no Estado, reconhecida pelas campanhas de divulgação da cultura maranhense pelo mundo.

Imirante.com, com informações da ALEMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
 “Maranhão, meu tesouro, meu torrão” é de Humberto de Maracanã. (Foto: Divulgação)
“Maranhão, meu tesouro, meu torrão” é de Humberto de Maracanã. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi aprovado, na sessão plenária dessa terça-feira (28), em primeiro turno, o Projeto de Lei 390/2021 que declara patrimônio imaterial do Maranhão a toada “Maranhão, meu tesouro, meu torrão”, de Humberto de Maracanã. A canção é símbolo do São João no Estado, reconhecida pelas campanhas de divulgação da cultura maranhense pelo mundo. O Projeto de Lei é de autoria do deputado Luís Henrique Lula da Silva (PT).

"O patrimônio, seja material ou imaterial, é o reflexo da identidade de um povo. Representa tudo o que deve ser preservado, tombado, registrado, revitalizado, ou seja, o que não deve ser esquecido. Ao contrário, procura-se sempre mantê-lo em movimento, vivo e presente", afirmou o deputado.

Boi de Maracanã no arraias de São Luís. (Foto: Reprodução / TV Mirante).
Boi de Maracanã no arraias de São Luís. (Foto: Reprodução / TV Mirante).

O patrimônio imaterial, conforme o deputado, é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade. “Contribuindo, assim, para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”, frisa.

Ouça a toada “Maranhão, meu tesouro, meu torrão”

Legado

O parlamentar destacou que a toada “Maranhão, meu tesouro, meu torrão” carrega a história e o legado do povo que deu identidade à cultura maranhense, por meio do apelo à tradição e à cultura ancestral. "Qual maranhense não aprende a cantarolar seus versos na primeira infância? Ela está intimamente ligada às nossas histórias e à nossa memória afetiva e festiva", ressaltou.

E finalizou: "A transformação da toada em patrimônio cultural imaterial, do ponto de vista conceitual, é crível e pertinente. Quando em contato com a evolução histórica das nossas raízes, da preservação da identidade dos povos tradicionais ligados à divindade do Maranhão, torna-se parte de seu patrimônio cultural".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.