Aniversário

Museu da Gastronomia Maranhense terá programação especial neste domingo

Espaço estará aberto ao público das 14h30 às 18h.

Na Mira, com informações da Setur

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Espaço atenderá todas as medidas sanitárias vigentes.
Espaço atenderá todas as medidas sanitárias vigentes. (Foto: Maurício Alexandre)

SÃO LUÍS – Em comemoração de dois anos de funcionamento, o Museu da Gastronomia Maranhense terá programação especial neste domingo (13). O espaço estará aberto ao público das 14h30 às 18h, atendendo grupos de até cinco pessoas, com muita música e comercialização de alimentos típicos maranhenses.

Leia também:

Lançado edital para exposições no Museu da Gastronomia Maranhense em São Luís

Museu da Gastronomia Maranhense ganha espaço instagramável para exposições temporárias

O ponto alto da comemoração de dois anos do museu da gastronomia, será a apresentação das caixeiras nas sacadas do museu, que fica localizado na rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís, no horário de 16h30 às 18h.

Todo o prédio receberá uma decoração exclusiva para a ocasião, e atenderá todas as medidas sanitárias vigentes.

O secretário municipal de Turismo Saulo Santos, afirmou que todo o espaço passou por um processo de atualização. “Este ano, já realizamos troca de peças do acervo, criamos uma websérie temática, criamos um espaço instagramável, lançamos audioguia e o guia em Libras. Estamos em um processo de atualização constante do espaço, onde quem visitar pela primeira vez e quem revisitar também vai encontrar surpresas sobre o Maranhão”, disse.

Museu

O Museu da Gastronomia Maranhense conta com áreas de representação da cultura maranhense que envolvem a gastronomia, denominadas ‘Estações’. Na ‘Casinha da Roça’, por exemplo, há vários itens sobre os costumes do interior do Maranhão em relação à culinária. Já na ‘Natureza Viva’, estão as representações dos principais alimentos disponíveis na natureza, como os frutos do mar.

A ‘Casa das Tulhas’ apresenta aos visitantes a grande variedade de produtos encontrados no Estado. Na estação dos festejos, a ‘Festa do Divino Espírito Santo’ tem destaque com uma decoração que remete às comidas apreciadas durante o evento.

No ambiente, o visitante é recebido por um guia de turismo, que conta a história do Maranhão através dos alimentos. O tour também pode ser feito individual com um fone de ouvido, escutado através do Spotify, Google Podcast ou assistido em libras via YouTube. É uma importante valorização da cultura e tradição feita pela Prefeitura de São Luís.

Programação

Devido às restrições de público, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) optou por realizar apresentação de caixeiras nas sacadas do Museu para quem estiver passando na Rua da Estrela das 16h30 e às 18h. Também haverá uma decoração especial na fachada, em homenagem aos dois anos de funcionamento do espaço.

Na Praça da Criança, ao lado do Museu, haverá a comercialização de alimentos típicos do Maranhão. As visitações, neste dia, serão mais dinâmicas, para atender ao público que quiser visitar o museu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.