Ouça "Com o Afeto das Canções"

Rita Benneditto e Zeca Baleiro lançam reggae

O reggae, do poeta e compositor maranhense Joãozinho Ribeiro, já está disponível nas plataformas digitais.

Divulgação/Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
O reggae “Com o Afeto das Canções”, na voz de Rita Benneditto e Zeca Baleiro, já está disponível nas plataformas digitais.
O reggae “Com o Afeto das Canções”, na voz de Rita Benneditto e Zeca Baleiro, já está disponível nas plataformas digitais. (Foto: Divulgação/Assessoria )

O reggae “Com o Afeto das Canções”, na voz de Rita Benneditto e Zeca Baleiro, já está disponível nas plataformas digitais. A canção é uma composição de Joãozinho Ribeiro e traz como mensagem ao invés de uma arma, uma canção; ao invés de um tiro, um poema; ao invés de uma convocação para a violência. A música se apresenta como uma singela demonstração de afeto.

Conterrâneos, Rita Benneditto, Zeca Baleiro e Joãozinho Ribeiro se conhecem desde suas primeiras aventuras criativas em São Luís do Maranhão, participando juntos em festivais, teatro e projetos coletivos como Oficina e Corre Beirada. Enquanto Joãozinho se manteve em atividade no Maranhão, os amigos levaram a cultura maranhense para outras paragens e começaram a carreira discográfica mais ou menos à mesma época.

Em seu primeiro disco, co-produzido por Zeca, Rita gravou várias de suas canções, incluindo “Lenha”, que viria a ser um de seus maiores sucessos. A voz de Rita também é ouvida nos primeiros discos de Baleiro, como nos vocais poderosos que abrem “Meu Amor, Meu Bem, Me Ame”. Mesmo distantes, sempre estiveram próximos, com várias colaborações artísticas ao longo dos anos, e agora se juntaram para registrar “Com o Afeto das Canções”.

Rita conta que recebeu “Com o Afeto das Canções” por whatsapp, junto a outras lindas canções que Joãozinho selecionou para que ela conhecesse: “Ao ouvi-la me apaixonei de imediato e mostrei ao maestro Zé Américo Bastos”. Juntos resolveram incluí-la no repertório de algumas lives de Rita e a partir daí tiveram a certeza de que “Com o Afeto das Canções” deveria ser registrada. Compartilharam a ideia com Joãozinho, que aprovou de imediato e sugeriu convidar Zeca Baleiro para somar nos afetos.

Feita de forma virtual, a produção ficou a cargo do maestro Zé Américo, que fez o arranjo e convidou os músicos Israel Dantas (violão e guitarra), Fernando Fofão (contrabaixo), Moises Mota (bateria) e Carlos Pial (percussão), além de registrar piano, teclados e programações. A voz de Zeca foi gravada em São Paulo, enquanto Rita fez seu registro no Rio de Janeiro.

O lançamento do single “Com o Afeto das Canções” é uma parceria da Elza Ribeiro Produções, Zap Music e Milhões de Uns, que chega nas plataformas digitais pela Saravá Discos, com distribuição da ONErpm.

“Em tempos tão sombrios, ‘Com o Afeto das Canções’ traz uma mensagem de esperança e liberdade, na certeza de que um outro mundo fraterno, justo e solidário, ainda é possível” Joãozinho Ribeiro

Poeta, compositor e gestor cultural nascido em São Luís, Joãozinho Ribeiro tem quase uma centena de registros fonográficos e o mesmo número de canções inéditas. Cantado, gravado e regravado por expoentes do cancioneiro local e nacional, completou 40 de produção musical em 2019, o que lhe rendeu merecidas homenagens, incluindo o Prêmio Papete pelo talento e contribuição à arte e a cultura popular maranhense. A comemoração também ganhou o país, com a turnê “Milhões de Uns”, com apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, além do Maranhão, recebendo um time de convidados especiais, entre eles Rita Benneditto, Zeca Baleiro, Betto Pereira, Tião Carvalho, Carlos Pial, Josias Sobrinho, Nosly e Célia Maria.

Na condição de poeta, em 2006 lançou o livro de poesias “Paisagem feita de Tempo”. Já como compositor, sua obra é caracterizada por uma diversidade imensa, que contempla os vários ritmos da cultura tradicional e pop, passando pelo bumba meu boi, tambor de crioula, carimbó, divino, ladainha de capoeira, bloco tradicional, reggae, rock, blues, salsa, bolero, samba, choro, frevo, baião, xote, coco, afoxé...

Em 2020, lançou um EP de Carnaval com destaque para as músicas “Frevo Desaforado” e “Chega de Sofrência”, interpretadas respectivamente por Zeca Baleiro e Alysson Ribeiro; compartilhou com o fotógrafo Marcellus Ribeiro a exposição de fotos-poemas “Cenas de Rua e Outras Interações Poéticas”; com Rita Benneditto e o maestro Zé Américo participou do lançamento do clipe “Amor Maior” (música de sua autoria); lançou o single e clipe do reggae “Ser o Mano”, com a interpretação de George Gomes; e gravou o show/live “Choros, Sambas & Canções” no Teatro João do Vale. Mesmo em plena pandemia, Joãozinho não para! Em fevereiro de 2021, mais precisamente no último dia do Carnaval que não aconteceu, lançou em parceria com Zeca Baleiro o vídeo com a música “Do Carnaval, nem Sinal”, que rapidamente atingiu milhares de visualizações.

Ouça a canção

Veja a letra de “COM O AFETO DAS CANÇÕES”

Deixar que o mundo se dane?

- Não!

Que o amor

Não nos abandone, em vão!

Essas pedras no caminho

Não me impedem o passo

Todo corpo tem seu prumo

Seu próprio compasso

Se a história traça o rumo

Da humanidade

Com responsa, meu destino

Eu mesmo é que faço


Deixar que o mundo se dane?

- Não!

Que o amor

Não nos abandone, em vão!


Toda aranha tem na teia

Ciência e capricho

Toda abelha no seu mel

Doçura de bicho

Se no afeto das canções

Eu me embaraço

Presa fácil das paixões

Eu viro em teus braços

Ficha técnica

Rita Benneditto - voz

Zeca Baleiro - voz

Israel Dantas - guitarra e violão

Zé Américo Bastos - piano, percussão e órgão

Moisés Ferreira Mota - bateria

Zé Américo Bastos - arranjo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.