Auxílio municipal emergencial

Aprovado, na Câmara, Auxílio Carnaval de São Luís entre mil e 10 mil reais a trabalhadores da cultura

Terão direito ao benefício cantores; agremiações; blocos e grupos tradicionais; e bandas e grupos musicais.

Imirante.com, com informações da Câmara de Vereadores

Atualizada em 27/03/2022 às 11h04
Blocos e Escolas de Samba animaram foliões para o Carnaval da Passarela em 2020.
Blocos e Escolas de Samba animaram foliões para o Carnaval da Passarela em 2020. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Os trabalhadores do segmento cultural da capital foram bastante afetados, economicamente, pela não realização do Carnaval, este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, a Câmara de Vereadores aprovou, durante sessão ordinária híbrida realizada nessa terça-feira (23), o projeto de lei que institui o Auxílio Municipal Emergencial – Carnaval de São Luís.

De autoria do Executivo Municipal, o projeto prevê a destinação de um auxílio financeiro aos artistas e agremiações culturais da capital maranhense, em decorrência da suspensão das atividades carnavalescas deste ano. O objetivo é minimizar os impactos econômicos sofridos pelos trabalhadores da cultura, devido ao cancelamento dessa festividade.

Leia mais:

Braide cria auxílio emergencial para artistas e agremiações culturais

Assista ao debate sobre o lockdown musical em São Luís

Vozes do Carnaval do Maranhão: quem vive da música faz o quê agora?

Campeões do Carnaval, Flor do Samba e Tropicais do Ritmo comentam suspensão da festa

Artistas se manifestam sobre lockdown musical em São Luís

Conforme pontua a mensagem n.º 005/2021, encaminhada à Câmara pelo Executivo, com o projeto de lei, torna-se indispensável a concessão desse auxílio aos beneficiários, tendo em vista que os recursos garantirão uma fonte alternativa de renda aos artistas e agremiações culturais que atuam durante o Carnaval e que não puderam realizar as suas atividades em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Recursos

O Auxílio Municipal Emergencial – Carnaval de São Luís será pago em uma parcela única e terá valor mínimo de R$ 1 mil e máximo de R$ 10 mil, conforme os critérios que serão estabelecidos pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Terão direito ao benefício, cantores e cantoras; agremiações carnavalescas; blocos e grupos tradicionais; e bandas e grupos musicais, com comprovada atuação nos circuitos oficiais do Carnaval de São Luís, nos últimos dois anos.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secult, publicará editais de chamamento, fixando os procedimentos e requisitos para a solicitação desse auxílio municipal emergencial. Fica sendo ainda de responsabilidade da Secretaria, a adoção das medidas necessárias para a ampla publicidade e transparência dos referidos editais.

Durante a sessão plenária desta terça-feira, conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), os parlamentares avaliaram positivamente o projeto de lei, destacando ainda que a iniciativa, além de ajudar os trabalhadores da cultura que foram prejudicados pela suspensão das atividades carnavalescas, contribuirá diretamente para dinamizar a economia local em tempos de pandemia causada pela Covid-19.

No fim da sessão ordinária, o projeto de lei foi aprovado em caráter de urgência urgentíssima, em redação final e sem emendas na 1ª e 2ª votação. Agora, ele segue para a sanção do prefeito Eduardo Braide (Podemos).

O prefeito, por sua vez, comemorou em rede social a aprovação do Auxílio Municipal Emergencial - Carnaval de São Luís. Veja:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.