Prevenção

Feirinha São Luís neste domingo terá ação de combate às ISTs/Aids

Também serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Na Mira, com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A Covid-19 prejudicou parcialmente o trabalho de controle da Aids.
A Covid-19 prejudicou parcialmente o trabalho de controle da Aids. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Como parte da programação do mês de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS, neste domingo (6), a partir das 8h30, ocorrerá um trabalho de conscientização na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite.

Integrantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizarão abordagens aos frequentadores sobre formas de prevenção da doença, distribuirão preservativos e poderão fazer encaminhamentos para a realização de testes rápidos. Além do trabalho de orientação, também serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia, obedecendo a todos os critérios de higienização e segurança contra a Covid-19.

A doença, aliás, prejudicou parcialmente o trabalho de controle da Aids, já que alguns pacientes em potencial deixaram de ir às unidades para acesso aos testes rápidos. “Por isso, está sendo fundamental o trabalho em campo dos nossos agentes e ainda é preciso massificar nos veículos oficiais a oferta dos serviços de testagem nos Centros de Testagem e Aconselhamento do Lira e Anil”, disse a secretária de Saúde de São Luís, Natália Mandarino.

Prevenção

A prevenção é o norteador da campanha contra a Aids lançada este ano pelo município e que tem como tema “Se Liga nos Teus Direitos e Combina a Prevenção”. Além da ação na Feirinha São Luís, a gestão municipal oferta serviços nos Centros de Testagem e Aconselhamento no Lira e Anil e membros da Semus também farão agendas externas para a ampliação do trabalho preventivo com abordagens, atividades educativas na perspectiva da prevenção combinada, distribuição de preservativos, de géis lubrificantes e estímulo à testagem do HIV que ocorrerão durante todo o mês.

Ainda como forma de combate à doença, todas as unidades básicas intensificarão as ações de mobilização e prevenção em comunidades, escolas, empresas, igrejas e outros locais. Durante todo o ano, a Semus desenvolve projetos com o foco na prevenção e atendimento de públicos específicos.

Dados do setor específico da secretaria apontam que os casos de Aids notificados na capital maranhense, entre 2014 e 2019, caíram 62%. O número de óbitos no período também sofreu queda, devido ao diagnóstico mais precoce e massificação das campanhas de prevenção, além de ampliação da cobertura de casos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.