Em São Luís

Exposição traz retrospectiva das obras de professor de artes visuais

Almir Valente é artista plástico, ilustrador e professor.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
A retrospectiva “Poética do tempo e da memória” apresenta três projetos de exposições de artes visuais. (Foto: divulgação/ MPMA)
A retrospectiva “Poética do tempo e da memória” apresenta três projetos de exposições de artes visuais. (Foto: divulgação/ MPMA)

SÃO LUÍS - O trabalho do artista plástico e ilustrador Almir Valente está em exposição, até o dia 30 de agosto, no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, no Centro de São Luís. A retrospectiva “Poética do tempo e da memória” apresenta três projetos de exposições de artes visuais.

No primeiro, o projeto de ilustração intitulado "Penal", tem-se quatro desenhos com temas na área jurídica, em que é utilizada a técnica conhecida como bico de pena. O segundo, denominado "Poética do tempo", reúne três pinturas, em acrílica sobre tela, que abordam a temática do tempo.

O último projeto, "Devir da poltrona", que teve início em 1991, traz três obras com técnicas diferentes (bico de pena sobre entretela; acrílica sobre cartão-duplex e impressão sobre madeira). Neles, o artista adota o mesmo objeto – a poltrona –, “para tornar presentificado o seu eterno devir”.

“Trata-se de uma retrospectiva de três projetos de exposições de artes visuais, que mostram uma pequena parte do percurso temático e experimental consolidados a partir de pesquisas acadêmicas e artísticas realizadas por mim nos últimos 30 anos”, resume o artista.

Exposições gravadas

De acordo com a curadoria do Centro Cultural, como o espaço ainda se encontra fechado ao público devido à pandemia do novo coronavírus, as exposições foram filmadas, com depoimentos dos artistas. Alguns documentários estão em elaboração e serão veiculados em redes sociais para suprir a lacuna decorrente da suspensão das visitações.

Sobre o artista

Almir Valente é artista plástico e ilustrador, com 10 exposições individuais e 25 coletivas realizadas em Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Londres (Inglaterra). Tem publicações em livros, revistas, ilustração de livros, ensaios e teses, destacando-se a publicação do livro "A Imagem na Idade Mídia: mediações na imagem e o popular contemporâneo" e do artigo "O êxtase de Santa Teresa", 2010 (Revisa Pindorama, IFBA).

Com graduação em Belas Artes, pela Universidade Federal de Minas Gerais, Almir Valente possui mestrado em Arte: Poéticas Contemporâneas pela Universidade de Brasília (UnB/DF, 2007) e doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC/SP, 2016).

É professor de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma). O artista é responsável pela curadoria do acervo do Museu de Artes Visuais de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.