Em São Luís

Obras do maranhense Antônio Almeida são restauradas pelos filhos do artista

Os murais artísticos estão localizados no Parque do Bom Menino.

Na Mira, com informações da Agência São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Antônio Almeita possui importantes obras espalhadas pela capital. (Foto: Maurício Alexandre)
Antônio Almeita possui importantes obras espalhadas pela capital. (Foto: Maurício Alexandre)

SÃO LUÍS - O Parque do Bom Menino, em São Luís, possui importantes obras do artista plástico maranhense Antônio Alves de Almeida, que faleceu em 2009. Contudo, os murais do artista sofreram desgastes com o passar do tempo.

“A pintura de Antônio Almeida é uma importante obra dentro do Parque do Bom Menino que está sendo totalmente reformado por meio do programa São Luís em Obras. Em conjunto com os filhos do autor, estamos restaurando os murais, que representam muito bem a nossa cultura. Com isso, quisemos preservar também a história que esses murais imprimem, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecê-la”, disse o prefeito Edivaldo.

Os filhos do autor foram contratados para restaurar a obra. (Foto: Maurício Alexandre)
Os filhos do autor foram contratados para restaurar a obra. (Foto: Maurício Alexandre)

Para preservar essa referência para a arte maranhense, os dois murais artísticos de Antônio Alves de Almeida estão sendo restaurados por dois dos nove filhos do autor. Entre eles, a professora Holândia Almeida, que destaca a importância da valorização ao trabalho do pai.

“Em outras intervenções, em anos passados, os murais não foram vistos como deveriam. Eles estiveram abandonados por muito tempo, apesar da história que contam, do que representam para a nossa história”, diz Holândia Almeida.

“Eu e meus irmãos, Olinda e Alberto Almeida, estamos muito felizes em poder participar dessa reforma. Estamos satisfeitos em participar do resgate da memória de meu pai, pois é isso que esta restauração representa para nossa família”, completou Holândia. Os traços usados na pintura do autor, presentes no Parque do Bom Menino, integram o muralismo, movimento artístico e representativo.

Sobre Antônio Almeida

Nascido em Barra do Corda em 27 de maio de 1922, Antônio Alves de Almeida era filho de um casal de agricultores e estudou até o segundo ano primário. Com inspiração em nomes como Cézanne, Van Gogh e Matisse, o autodidata tem importantes obras espalhadas pela capital. A principal delas está em uma das laterais do antigo prédio do Banco do Estado do Maranhão (BEM), na esquina da Rua do Egito com a Rua dos Afogados. Outro trabalho é o obelisco ao lado do antigo terminal rodoviário da cidade, no bairro Alemanha.

Parque do Bom Menino

O Parque do Bom Menino ocupa uma área de mais de 48 mil metros quadrados. A área está passando por uma requalificação, que se dá por meio da execução de paisagismo, urbanização, iluminação e reforma de quadra poliesportiva coberta, banheiros, prédios administrativos, prédio do núcleo de meio ambiente, anfiteatro, mobiliário urbano, além de execução de drenagem, iluminação e pavimentação do entorno. Atualmente, as equipes já instalaram os extintores de incêndio e sinalização no prédio da administração, onde avançam, também, na conclusão da pintura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.