Oportunidade

Sesc oferece cursos gratuitos na área cênica em São Luís

Os interessados devem estar atentos para atender a todos os requisitos.

Na Mira, com informações do Sesc/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
A iniciativa tem o objetivo de falicitar o acesso a conteúdos e conhecimentos básicos no fazer teatral.
A iniciativa tem o objetivo de falicitar o acesso a conteúdos e conhecimentos básicos no fazer teatral. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Investindo na capitação e formação profissional na área cênica, o Sesc abre uma excelente oportunidade para quem deseja trabalhar na iluminação, sonoplastia, direção de palco e cenografia. O projeto Carpintaria Cênica é inteiramente gratuito e os cursos de iniciação destinam vinte vagas exclusivamente para dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e outras dez são abertas ao público em geral. As inscrições poderão ser feitas de 1º a 3 de abril no Sesc Administração, localizado na Av. dos Holandeses, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 16h.

Os candidatos devem ter afinidade com áreas técnicas e artísticas da linguagem cênica e estar na faixa etária entre 18 e 29 anos. É necessário que sejam alunos oriundos do ensino médio de escolas públicas, ter concluído o ensino médio ou estar cursando o último ano, preferencialmente em escola pública. Podem se inscrever acadêmicos de Artes e estudantes de cursos técnicos em artes cênicas.

Leia também: Mulheres em vulnerabilidade social recebem cursos gratuitos de capacitação profissional

Os interessados em participar do processo seletivo deverão apresentar cópias e originais dos seguintes documentos: Ficha de inscrição preenchida; 01 foto 3×4 colorida e recente; cópias de RG e CPF; comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias); Cartão Sesc atualizado do titular ou dependente (candidato); Comprovante de escolaridade: Certificado do Ensino Médio e/ou declaração escolar e Certificado de cursos ou capacitações, além de currículo resumido (com comprovação de experiência profissional).

Ficam reservadas 5% do total de vagas disponibilizadas para candidatos com deficiência, cujas atribuições do curso sejam compatíveis com a deficiência. O candidato com deficiência deverá entregar, no ato da inscrição, Laudo Médico (original ou cópia autenticada), emitido nos últimos 12 (doze) meses, atestando a deficiência (grau e nível), com expressa referência ao Código Internacional de Doenças (CID-10).

A entrevista será realizada por equipe multidisciplinar nos dias 17 e 18 de abril de 2020, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton. Os candidatos deverão comparecer ao local apresentando documento de identificação com foto. A matrícula dos selecionados é obrigatória e deverá ser realizada nos dias 4 e 5 de maio de 2020, nas dependências do Teatro Sesc Napoleão Ewerton. Os cursos iniciarão no dia 7 de maio de 2020 e incluem auxílio-transporte correspondente às passagens do mês. O regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis aqui.

O projeto Carpitaria Cênica conta com o apoio do Departamento Nacional do Sesc. É uma iniciativa inovadora dentro do Sistema e tem objetivo de contribuir para a formação e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos na área cênica, proporcionando o acesso a conteúdos e conhecimentos básicos no fazer teatral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.