Bumba meu boi

Boi de Axixá será homenageado em congresso Mundial de Cultura

Evento ocorre de 13 a 16 de fevereiro em Nova Petrópolis (RS).

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
O tradicional bumba-boi é conhecido pelo seu repertório completamente original.
O tradicional bumba-boi é conhecido pelo seu repertório completamente original. (Foto: Matheus Borges)

SÃO LUÍS - O grupo maranhense receberá a honraria pelos relevantes serviços prestados ao folclore brasileiro nos seus 60 anos. A sessão solene será realizada nesta sexta-feira (14), na cidade de Nova Petrópolis (RS) onde ocorre o 6º Congresso da Juventude IOV Mundial.

Com 60 anos de existência, o mais antigo boi de orquestra será homenageado em um Congresso de grande repercussão nacional. “Estamos muito felizes e orgulhosos, isso significa o reconhecimento de todo o trabalho que fazemos em equipe durante todo o ano. Apesar das dificuldades, nos mantemos há mais de cinco décadas e com ajuda de alguns apoiadores, mas graças a Deus até aqui nos ajudou o Senhor”, conta Leila Naiva, atual presidente e filha do fundador Francisco Naiva.

O tradicional bumba-boi é conhecido pelo seu repertório completamente original, entre as toadas mais conhecidas estão: Bela Mocidade, Axixá Minha Terra e No Mês de Maio. Sucessos esses que já foram regravados por artistas renomados nacionalmente.

Foram escolhidos alguns dos componentes do grupo para fazerem presentes nesse momento ímpar da história do Bumba-boi de Axixá que há décadas vem dando orgulho ao Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.