Literatura

Concurso literário é lançado nesta sexta (18) na 13ª FeliS

O concurso é destinados a estudantes de ensino médio da rede pública estadual.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
A 13ª FeliS se estende até o domingo (20).
A 13ª FeliS se estende até o domingo (20). (Foto: Paulo Soares/ O Estado )

SÃO LUÍS - Incentivar a produção artística e literária entre os estudantes do ensino médio da rede pública estadual e, ao mesmo tempo, aprofundar o conhecimento dos estudantes acerca da literatura maranhense. Com este objetivo, será lançado nesta sexta-feira (18), o ‘Concurso Literário Aluísio Azevedo: Vida e Obra’.

O lançamento do concurso ocorrerá no auditório Aluísio Azevedo, no Multicenter Sebrae, durante a programação da 13ª Feira do Livro de São Luís (Felis). O concurso será realizado em quatro modalidades: redação, poesia, desenho e fotografia.

As produções artísticas e literárias são de livre criação, entretanto, devem trazer referências sobre obras, trechos de obras, livros, títulos de livros, lugares, acontecimentos, imagens, memórias ou outros aspectos que estejam diretamente relacionados com a vida e obra do escritor maranhense Aluísio Azevedo.

Leia também:

União Brasileira dos Escritores fará encontro durante a 13º FeliS

Espetáculo "Planeta Azul" será apresentado na 13ª Feira do Livro

A seleção das produções premiadas será realizada por uma comissão técnica especializada, formada pela Seduc, seguindo os critérios previstos no edital. As escolas que tiverem estudantes premiados receberão como reconhecimento o prêmio de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), não cumulativo, que será repassado via Caixa Escolar, seguindo as orientações do edital. O recurso deverá ser utilizado para a qualificação do espaço e acervo da biblioteca escolar, bem como para a realização de atividades artísticas e culturais na escola com foco na leitura, letramento e produção artística.

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 18 de outubro a 18 de novembro. Para concorrer, o estudante precisa enviar sua produção artística e cultural para o e-mail concursoaluisioazevedo@adm.ma.gov.br, além dos demais documentos indicados no edital.

Sobre Aluísio Azevedo

Aluísio Azevedo (Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo), caricaturista, jornalista, romancista e diplomata, nasceu em São Luís em 14 de abril de 1857 e faleceu em Buenos Aires, Argentina, em 21 de janeiro de 1913, aos 56 anos de idade. Era filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo e de D. Emília Amália Pinto de Magalhães e irmão mais moço do comediógrafo Artur Azevedo.

Da infância à adolescência, Aluísio estudou em São Luís e trabalhou como caixeiro e guarda-livros. Desde cedo revelou grande interesse pelo desenho e pela pintura. Aos 19 anos embarcou para o Rio de Janeiro, onde já se encontrava o irmão mais velho, Artur. Matriculou-se na Imperial Academia de Belas Artes, hoje Escola Nacional de Belas Artes. Para manter-se, fazia caricaturas para os jornais da época, como O Fígaro, O Mequetrefe, Zig-Zag e A Semana Ilustrada.

A morte do pai, em 1878, obrigou-o a voltar a São Luís, para tomar conta da família. Na capital maranhense começou a carreira de escritor, com a publicação, em 1880, do romance ‘Uma lágrima de mulher’, típico dramalhão romântico.

Entre as suas principais obras estão as novelas: Uma Lágrima de Mulher, O mulato, Mistério da Tijuca ou Girândola de amores, Memórias de Um Condenado ou Condessa Vésper, Casa de pensão, Filomena Borges, O homem, O cortiço, O coruja, A Mortalha de Alzira e O Livro de uma Sogra. Além de vários contos e peças.

SERVIÇO:

O QUÊ: Lançamento do ‘Concurso Literário Aluísio Azevedo: Vida e Obra’
ONDE: No auditório Aluísio Azevedo, no Multicenter Sebrae, na programação da 13ª Feira do Livro.
QUANDO: Nesta sexta-feira (18)
HORÁRIO: Às 16h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.