São João 2019

Sábado de muita festa, cores e ritmos no Arraial da Maria Aragão

Uma grande diversidade de ritmos maranhenses foi vista na noite desse sábado (22); o Imirante.com transmitiu, ao vivo, parte da festa.

Adriano Soares/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
O Imirante.com transmitiu, ao vivo, parte da festa.
O Imirante.com transmitiu, ao vivo, parte da festa.

SÃO LUÍS – A noite de sábado (22) foi de muita alegria, animação e ritmos no Arraial da Maria Aragão, em São Luís. Passaram pela festança a Dança Pau de Fita Comediante Junina, Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé, Grupo Alternativo Baile de Caixa, Boi de Zabumba Unidos Venceremos, show Bumbaxote com Gargamel, Boi de Upaon-Açu, Cacuriá de Dona Teté e, fechando a noite, Boi de Morros. O Imirante.com transmitiu, ao vivo, parte da festa.

O jornalista Lucas Vieira apresentou o arraial na transmissão ao vivo do Imirante.com. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.
O jornalista Lucas Vieira apresentou o arraial na transmissão ao vivo do Imirante.com. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.

Nem mesmo a forte chuva que caiu em São Luís no fim da tarde de sábado conseguiu desanimar o público de ir ao Arraial da Maria Aragão, afinal, é mês de festa! E com essa animação foi que a praça Maria Aragão ficou lotada, todos prontos para prestigiarem a programação de um dos mais animados arraias da cidade, promovido pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado.

Quem compareceu ao Arraial da Maria Aragão, nesse sábado, afirma ter gostado do que viu. De acordo com a autônoma Maria Estela Sousa, o São João de São Luís está a cada ano melhor, fazendo com que os turistas tenham ainda mais vontade de conhecer a capital maranhense. “O nosso São João, a cada ano que passa, só melhora. Percebo que a cidade está cheia de turistas. Isso é muito bom para nós e, também, para eles. Viva o São João do Maranhão”, declara.

A primeira atração a subir ao tablado do Arraial da Maria Aragão foi a Dança Pau de Fita Comediante Junina, da localidade Residencial Primavera, na Vila Embratel. O grupo apresentou a dança do pau de fita, um ritmo que perpassa por referência de sotaques como o cacuriá e tambor de crioula. Formado por crianças, o intuito da dança é de resgatar esses menores de idade da vulnerabilidade social.

Dança Pau de Fita. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.
Dança Pau de Fita. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.

Logo após, quem se apresentou depois foi o Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé. O grupo é do Bairro de Fátima, em São Luís, e existe há 31 anos. Durante sua apresentação, o grupo mostrou ao público toda a beleza e tradição do ritmo secular, um dos principais elementos da cultura folclórica maranhense. “O tambor de crioula faz parte da história da nossa terra. É uma coisa que você só ver aqui. Eu acho lindo e espero que essa dança exista por muito mais tempo, que as pessoas possam valorizar cada vez mais”, diz a assistente administrativa Karen Sodré.

Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.
Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.

Quem subiu ao tablado, depois, foi a Companhia Baile de Caixa, que faz referência a vários ritmos e manifestações do Maranhão, como a Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre anualmente na cidade de Alcântara.

Companhia Baile de Caixa. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.
Companhia Baile de Caixa. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.

Tradição

A quarta atração a se apresentar no Arraial da Maria Aragão, nesse sábado, foi o Boi de Zabumba Unidos Venceremos. O sotaque de zabumba é sinônimo de resistência no folclore maranhense. Originário da região do município de Guimarães, o ritmo ainda encanta muita gente. “Normalmente a gente vê mais os bois de sotaque e matraca nos arraiais por aí, não desmerecendo eles, mas acho importante não deixar os outros sotaques desaparecerem. Acredito que o sotaque de zabumba precisa ser reavivado”, acredita João Costa, estudante universitário.

Boi de Zabumba Unidos Venceremos. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.
Boi de Zabumba Unidos Venceremos. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.

Bumbaxote

Uma mistura de bumba meu boi com o xote, essa é a proposta do show Bumbaxote, do cantor Gargamel, no Arraial da Maria Aragão. Gargamel fez o público dançar, com muita animação e alegria.

Bumbaxote do cantor Gargamel. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.
Bumbaxote do cantor Gargamel. / Foto: Adriano Soares/Imirante.com.

Gargamel é um dos principais nomes da música maranhense. Com uma carreira de sucesso, o artista fez uma belíssima apresentação no palco principal do Arraial da Maria Aragão. O Imirante.com transmitiu ao vivo o show Bumbaxote.

Mais festa

A programação seguiu e quem também se apresentou no palco do Arraial da Maria Aragão foi o Boi de Upaon-Açu, Cacuriá de Dona Teté e, fechando a noite, o Boi de Morros, sotaque de orquestra, fazendo um lindo show de ritmos e cores para o público caloroso que lotou a praça Maria Aragão.

A festança continua neste domingo (23). Veja a programação:

18h – Tambor de Crioula Mirim de Maria Seguns

19h – Grupo Alternativo Folia Juninas

20h – Quadrilha Asa Branca

21h – Boi Juventude de Mirante

22h – Show Forró do Bumbauê com Pepê Júnior

23h – Boi Brilho da Ilha

0h – Boi de Matraca Tremor da Campina

1h – Boi de Sonhos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.