Arraial da Maria Aragão

Veja como foi a noite de sexta-feira no Arraial da Maria Aragão

Alexandra Nícolas apresentou sucessos de seu novo CD; o Imirante.com transmitiu parte da festa ao vivo.

Adriano Soares/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Uma das grandes atrações da noite de sexta-feira do Arraial da Maria Aragão foi a cantora Alexandra Nícolas.
Uma das grandes atrações da noite de sexta-feira do Arraial da Maria Aragão foi a cantora Alexandra Nícolas. (Foto: Adriano Soares/Na Mira)

SÃO LUÍS – O sextou no Arraial da Maria Aragão foi de muita animação, sotaques, tradição, cores e forró pé de serra. Várias atrações passaram pelos palcos da festança, entre elas a Dança Portuguesa Majestade de Portugal, Boizinho Incantado, Boi da Lua, show de Alexandra Nícolas, Boi Pirilampo, Boi da Maioba e, fechando a noite, o Boi de Nina Rodrigues. O Imirante.com transmitiu parte da festa ao vivo para quem não pode ir ao arraial.

O público marcou presença nessa sexta-feira (21), no Arraial da Maria Aragão. Os olhos fitos em cada brincadeira que subiu no enorme tablado montado no centro da praça e, também, no palco concha, demonstrava o encantamento e o prazer de cada visitante do arraial em estar ali prestigiando a festa da cultura maranhense. Muitos turistas, com suas câmeras fotográficas, registravam o momento para poderem mostrar o São João de São Luís para outros lugares do Brasil e mundo.

Porém, não só os turistas se encantam com o São João do Maranhão, os próprios maranhenses e ludovicenses são apaixonados pela cultura local. “Eu tenho muito orgulho de ser maranhense, de ser aqui de São Luís. A nossa cultura, o nosso folclore é lindo demais. Eu acho que todo o planeta deveria conhecer o São João do Maranhão”, diz Flávia Reis, estudante universitária, que acompanhava a programação no Arraial da Maria Aragão.

Atrações

A primeira brincadeira a subir no tablado do Arraial da Maria Aragão, nessa sexta-feira, foi a Dança Portuguesa Majestade de Portugal. Com todo o luxo e passos bem compassados do ritmo, o grupo levou ao arraial toda uma referência dos antigos bailes da corte portuguesa.

A segunda atração da noite foi o Boizinho Incantar, do bairro São Francisco, em São Luís. O grupo, que tem uma pegada própria, em sua apresentação passa por vários ritmos do Bumba Meu Boi, entre eles o de orquestra, zabumba e matraca. O Incantar trouxe, também, ao tablado personagens tradicionais da tradição folclórica maranhense, como o cazumbá. “Eu não conhecia esse boi. Mas estou gostando bastante da apresentação. É algo bem diferente e ao mesmo tempo tradicional, pois eles passam pelos vários estilos de boi aqui da nossa cultura”, declara a dona de casa Maria dos Anjos Sousa.

Logo após, quem subiu ao palco foi o Boi da Lua, sotaque de orquestra. Vindo do tradicional bairro do João Paulo, em São Luís, o grupo, para a temporada junina desde ano, está homenageando a Mãe África. O Boi da Lua fez uma belíssima apresentação e abriu caminho para a próxima atração, que foi o show de Alexandra Nícolas.

Show de Alexandra Nícolas

Uma das grandes atrações da noite de sexta-feira do Arraial da Maria Aragão foi a cantora Alexandra Nícolas. Apresentando sucessos de seu novo CD “Feita na pimenta”, a artista maranhense colocou o público para dançar forró. O Imirante.com transmitiu ao vivo todo o show de Alexandra Nícolas.

Em entrevista exclusiva ao Imirante.com, Alexandra Nícolas contou como a diversidade de ritmos e sotaques do São João do Maranhão a influenciaram na carreira artística. Para Alexandra, não há lugar melhor para cantar do que na cidade onde a pessoa nasce. “Já é o sexto ano que eu participo, como atração, do Arraial da Maria Aragão. O povo hoje aqui vai dançar muito. Meu show tem muito forró das antigas. Irei fazer um São João bem saudoso”, foi o que garantiu Alexandra Nícolas.

Teve boi até de madrugada

Logo após o show, as atenções voltaram para o tablado montado no centro do Arraial da Maria Aragão. Quem deu continuidade a programação foi o Boi Pirilampo, que existe há 24 anos, sotaque de orquestra. O grupo encantou o público com suas clássicas e conhecidas toadas e fez todo mundo dançar e cantar junto.

Em seguida, o batalhão pesado do Boi da Maioba levou ao Arraial da Maria Aragão toda a imponência das matracas e pandeirões, instrumentos fundamentais para esse sotaque. Teve muito matraqueiro reunido. Fechando a noite, o belíssimo Boi de Nina Rodrigues deu um show de cores e ritmos no arraial.

Veja a programação deste sábado (22), do Arraial da Maria Aragão:

18h – Dança Pau de Fita Comediante Junina

19h – Tambor de Crioula Unidos de Santa Fé

20h – Grupo Alternativo Baile de Caixa

21h – Boi de Zabumba Unidos Venceremos

22h – Show Bumbaxote com Gargamel

23h – Boi de Upaon-Açu

0h – Cacuriá de Dona Teté

1h – Boi de Morros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.