São João 2018

Arraial da Maria Aragão arrasta multidão para curtir as atrações folclóricas do Maranhão

Ao todo, serão 17 dias de arraial, realizado pela Prefeitura de São Luís.

Ingrid García, Especial para o Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18

SÃO LUÍS - A noite deste sábado (23) foi recheada de atrações e público que veio de todos os cantos do Maranhão e do Brasil para curtir a festa junina no Arraial da Maria Aragão. Realizado pela Prefeitura de São Luís, o arraial mostrou a força dos sotaques de Bumba meu boi, a magia do Tambor de Crioula e a alegria do forró pé-de-serra.

O arraial da Maria Aragão ainda conta com um espaço especial para receber os turistas e dar informações importantes sobre as atrações do evento, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT). “É um espaço de acolhimento para receber o turista, falar sobre a programação do evento e também um espaço de convivência com o público regional, que eles adoram”, conta Socorro Araújo, Secretária de Turismo.

Foto: Ingrid García
Foto: Ingrid García
Foto: Ingrid García
Foto: Ingrid García

Uma das principais atrações da noite foi o Boi Novilho Branco, com 13 anos de história levando a cultura do Bumba Meu Boi Maranhão a fora. “A cultura do Maranhão é um das mais ricas do Brasil e o Boi Novilho Branco tenta mostrar isso inovando a cada ano as nossas músicas e indumentárias para agradar ao público cada vez mais, afinal são 13 anos de tradição e o nosso trabalho é feito para o nosso público”, explica Garcez, representante do Boi Novilho Branco.

Foto: Ingrid García
Foto: Ingrid García
Foto: Ingrid García
Foto: Ingrid García

Um dos Bois mais antigos e tradicionais do Maranhão, o Boi Unidos de Santa Fé, resgata personagens e histórias do folclore maranhense, com o sotaque da baixada. “Esse ano o Arraial da Maria Aragão tá muito mais organizado, com muita segurança para receber tanto o público daqui quanto os turistas para ver nossa cultura popular Maranhense. Quanto ao Boi Unidos de Santa Fé, este ano estamos resgatando as nossas tradições e trazendo novas indumentárias de personagens folclóricos, como o Cazumbá, além de toda uma história por traz da nossa apresentação”, diz Railson Martins, brincante do Boi Unidos de Santa Fé.

E quem não deixou de valorizar a nossa cultura, foi o público. A depiladora Meire de Sousa é moradora da Ilha e foi ao Arraial da Maria Aragão especialmente para prestigiar a apresentação do Boi da Maioba. “É o segundo dia de arraial que venho prestigiar e, eu vim aqui hoje para ver o Boi da Maioba, porque adoro o sotaque de Matraca. Além disso, não deixei de me deliciar com as comidas típicas nas barraquinhas que estão deliciosas”, fala.

A técnica de enfermagem Tatiane de Santos veio assistir as apresentações do Boi Novilho Branco e do Boi de Santa Fé. “O Arraial está maravilhoso, perfeito. Bem movimentado e muito seguro e eu estou adorando as atrações, vim especialmente para ver os Bois Novilho Branco e Unidos de Santa Fé”, conta Tatiane.

As atrações

Além das tradicionais atrações folclóricas que abrilhantaram a noite na Praça Maria Aragão, quem também marcou presença no evento foi a digital influencer Thaynara OG, mostrando que este é o período festivo que ela mais ama no estado.

Na lista de atrações da noite, o grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa, os sotaques da baixada, alternativo, orquestra e matraca representados nos nomes consagrados do Bumba meu boi como Boi de Nina Rodrigues, Boi de Santa Fé, Grupo alternativo Novilho Branco e o Boi da Maioba. No Barracão do Forró, a apresentação do Trio Poeirão e o grupo Os 3 do Forró. Ainda na Praça Maria Aragão, o grande show da noite com Lairton e seus teclados, levando o público a dançar juntinho e relembrar grandes sucessos.

Sobre o evento

Foto: Ingrid García
Foto: Ingrid García

Realizado pela Prefeitura de São Luís, o Arraial da Maria Aragão traz cerca de 10 atrações por noite, com quase 200 apresentações na programação que começou dia 15 deste mês e vai até o dia 1° de julho.

A programação contempla todas as manifestações folclóricas regionais e o espaço foi montado com estrutura ecologicamente correta e sustentável que traz mais segurança e conforto para o público.

O Arraial da Maria Aragão é um dos principais pontos turísticos da cidade durante o período junino, pois é uma verdadeira vitrine da cultura maranhense e de suas manifestações folclóricas.

A expectativa é que nestes 17 dias do Arraial da Maria Aragão mais de 200 mil pessoas curtam a festança no local. O público tem à disposição serviços de segurança, alimentação, saúde e informações turísticas e da cultura regional da cidade.

As atrações se revezam em três espaços. Além do palco principal para os shows e a plataforma central para as apresentações dos grupos brincantes, o arraial tem uma estrutura exclusiva para apresentação das bandas de forró pé-de-serra, a Arena do Forró.

Arraial da Maria Aragão arrasta multidão para curtir as atrações folclóricas do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.