São João 2018

Danças regionais marcam apresentações desse domingo em arraial

A festa segue até o dia 1º de julho, com programação diária.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
Além das danças regionais, os frequentadores do Arraial da Maria Aragão também assistiram ao show Forró de Vinil.
Além das danças regionais, os frequentadores do Arraial da Maria Aragão também assistiram ao show Forró de Vinil. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Enquanto movimentos sincronizados encantam o público, sorrisos estampam os rostos e o ritmo dos instrumentos e das notas fazem par perfeito com a dança dos brincantes. A dança tem nome e é uma das mais aguardadas pelos frequentadores dos arraiais de São Luís: Cacuriá. E foi justamente este folguedo tradicional nas festas juninas que abriu a terceira noite de programação do 'São João de Todos' do Arraial da Maria Aragão, no domingo (17). A festa segue até o dia 1º de julho, com programação diária das 18h à 01h.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, destacou o sucesso do Arraial da Maria Aragão, que a cada ano se consolida como o melhor arraial de São Luís. "A excelente participação do público demonstra que a política cultural da gestão do prefeito Edivaldo está dando bons resultados. As ações da Prefeitura são continuas com reforço nos períodos de festa. Estamos dando oportunidades para todas as manifestações culturais, o que resulta em sucesso total do nosso São João", disse o secretário.

BRINCADEIRAS

O Cacuriá Rabo de Saia trouxe para o palco da Maria Aragão a animação de seus jovens integrantes. "Já tenho alguns anos na brincadeira. Sempre faço questão de participar de todos os ensaios para fazer bonito nos dias das nossas apresentações", conta a brincante Jaqueline Silva.

O mesmo entusiasmo têm os participantes do grupo Aliança Portuguesa, do Bairro de Fátima. "Temos 22 anos de existência. Hoje já temos filhos dos primeiros dançarinos e são eles que nos procuram para sair na dança portuguesa e não faltam a nenhum ensaio", revela a presidente da brincadeira, Sonia Regina Gaspar.

A dança é algo tão importante na vida do brincante do Boi de Upan-Açu, Wellinson Gomes, que interpreta a Catirina no grupo, que nem mesmo o cansaço o faz parar. "A gente se cuida, toma suco e caldo e vai se apresentar. O que nos motiva é a recepção do público, os aplausos. Fazer bonito para as pessoas que vêm nos ver faz toda a diferença", frisa o artista.

Além das danças regionais, os frequentadores do Arraial da Maria Aragão também assistiram ao show Forró de Vinil, que trouxe composições de bandas como Matruz com Leite, Limão com Mel, Magníficos e Calcinha Preta para embalar os casais presentes à praça. A programação da noite encerrou com as apresentações do Boizinho Barrica e Boi Brilho da Ilha. Na Arena do Forró, quem comandou o arrasta-pé foram as bandas Bom Demais e Pé no Chão.

Veja a programação:

Segunda-feira

Nesta segunda-feira (18), é o Dia Nacional do Tambor de Crioula e, das 19h às 20h50, haverá comemorações alusivas à data com a participação dos grupos União de São Benedito (Mestre Felipe), Turma dos Crioulos, Cravo e Rosa de São Benedito, Tambor de Leonardo, Unidos Venceremos, Oriente, Maranhão (Mestre Basílio), Juventude de São Benedito, Tijupá e Aruanda. Ainda acontecem as apresentações da Companhia Encantar, Show Marajunino, boi da Baixada Capricho do Povo, boi Brilhoso do Sol e Mar, Kambada do Forró e Zeca Melo.

Terça-feira

A programação da terça-feira (19) traz a dança Country Festa de Rodeio, Cacuriá Assa Cana, Boi de Dona Zeca (do Bairro de Fátima), show com Gargamel, e apresentações dos bois Brilho da Ilha e Rosa de Saron. Na Arena do Forró, Andrezinho e os Brotos do Forró e o Trio Mandacaru fazem a festa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.