Arraial do Ilha

Começou a festança no arraial mais arretado da cidade

Programação vai até o dia 17 de junho, no Shopping da Ilha.

Adriano Soares / Na Mira

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
Belas índias do boi Brilho da Ilha encantaram o público. Foto: André Nadler / Imirante.com
Belas índias do boi Brilho da Ilha encantaram o público. Foto: André Nadler / Imirante.com

SÃO LUÍS – Teve início, na tarde dessa sexta-feira (8), a 4ª edição do Arraial do Ilha, no Shopping da Ilha, em São Luís. A programação foi aberta com a banda da Polícia Militar do Maranhão, seguida pela quadrilha junina Fogueira Viva, também pelo boi Brilho da Ilha e, encerrando a noite, a cantora Drika Pinheiro colocou o público para dançar um forrozinho.

Leia também: Boi da Lua vai fazer a festança no Arraial do Ilha, neste sábado

Em São Luís, junho é um dos mais festivos e esperado meses do ano, pois é nele que toda a alegria, cores e tradições do São João se fazem presentes nos principais arraiais da cidade. Momento em que a cultura maranhense é ainda mais enaltecida e prestigiada. E no Arraial do Ilha, o público pode conferir toda essa diversidade cultural do Maranhão.

Banda da Polícia Militar do Maranhão

Durante o primeiro dia de programação do Arraial do Ilha, considerado o mais arretado da cidade, a animação tomou conta da festança. Quem abriu as brincadeiras, foi a banda da Polícia Militar do Maranhão, formada por 35 militares, que levou toda a afinação dos acordes em releituras de músicas que fazem parte do São João do Maranhão e de toda a região Nordeste do país.

Banda da Polícia Militar do Maranhão atraiu o público para a praça de eventos do Shopping da Ilha. Foto: André Nadler / Imirante.com
Banda da Polícia Militar do Maranhão atraiu o público para a praça de eventos do Shopping da Ilha. Foto: André Nadler / Imirante.com

Entre o repertório da banda da Polícia Militar estão releituras de conhecidas toadas de bumba meu boi, que é uma das principais manifestações culturais e folclóricas do Maranhão. Além disso, a banda também tocou outros ritmos como o forró pé de serra, xote e baião, passando por clássicos atuais e o brega.

Quadrilha Fogueira Viva

Logo em seguida, foi a vez da quadrilha junina Fogueira Viva, que tem três anos, vinda do bairro Vila Embratel, em São Luís, mostrar todo o seu gingado e passos bem marcados, no palco do Arraial do Ilha. O grupo, que é composto por 60 integrantes, durante o espetáculo deste ano, aborda a temática do sertão nordestino e do cangaço, por isso, todos os quadrilheiros estavam a caráter.

Quadrilha junina Fogueira Viva caprichou no figurino, inspirado no cangaço. Foto: André Nadler / Imirante.com
Quadrilha junina Fogueira Viva caprichou no figurino, inspirado no cangaço. Foto: André Nadler / Imirante.com

“Estamos muito felizes por estarmos aqui no Arraial do Ilha. Tenho certeza que o público aqui presente vai gostar bastante do nosso espetáculo”, diz Raimundo Nabate, um dos diretores da quadrilha junina.

Boi Brilho da Ilha

Mais uma vez, o boi Brilho da Ilha, abrilhantou a festança no Arraial do Ilha. O grupo, que tem 26 anos e vem do bairro Ipase, trouxe toda a beleza das índias e vaqueiros, o brilho das indumentárias e o som das belas canções do sotaque de orquestra para o palco do arraial, montado na praça de eventos do Shopping da Ilha.

Boi Brilho da Ilha fez jus ao seu nome e brilhou no palco do Arraial do Ilha. Foto: André Nadler / Imirante.com
Boi Brilho da Ilha fez jus ao seu nome e brilhou no palco do Arraial do Ilha. Foto: André Nadler / Imirante.com

O público, encantado, acompanhou – alguns até se arriscaram em uns passos – a apresentação do boi Brilho da Ilha. “Estou encantada com a beleza dessa brincadeira junina. Adoro o São João. Para mim é a melhor época do ano. O boi Brilho da Ilha está belíssimo!”, afirma a vendedora Bianca Cutrim.

Drika Pinheiro e banda

Fechando a noite do primeiro dia de programação do Arraial do Ilha, a cantora Drika Pinheiro continuou animando o público. Em seu repertório, Drika mescla o som do baião, com o xote e bumba meu boi. “É minha primeira vez aqui no Arraial do Ilha. Estou amando a experiência e vamos colocar esse povo pra dançar”, conta a cantora maranhense.

Viu como foi bom? E esse foi só o primeiro dia. Até o dia 17 de junho, uma programação especial e imperdível espera por você no Arraial do Ilha, localizado na praça de eventos do Shopping da Ilha, na avenida Daniel de La Touche, no bairro Ipase.

Ah, não tem como você ir ao Arraial da Ilha por algum motivo? Então, segura aí que vamos te dar uma notícia maravilhosa! O Imirante.com transmite toda a programação da festança AO VIVO, até o dia 17 de junho. Não fique de fora. Anarriê!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.