Evento

Começa, nesta segunda, o Bumba Art Fashion em São Luís

A organização do evento é de responsabilidade das grifes GritaCuxa (do estilista Glauber Pinto) e Helpkini (da empresária Mirla Martins)

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
Bumba Art Fashion fará homenagem ao Chico Coimbra.
Bumba Art Fashion fará homenagem ao Chico Coimbra. (Foto: Divulgação)

O Bumba Art Fashion será um megaevento, que visa a combinação da moda, arte e música, em um grande caldeirão cultural, rico em diversidade e inclusão social. O evento busca promover estilistas, artistas e músicos, tendo como pano de fundo a cultura e o folclore maranhense.

Bumba Art Fashion fará homenagem ao Chico Coimbra, um dos maiores estilistas maranhenses, referência na arte da criação de figurinos para espetáculos do Maranhão. Ele foi pioneiro em ditar moda e levou o nome do Maranhão para além das fronteiras no mundo artístico. ​Chico produziu figurinos para o teatro, musicais, óperas e shows, bem como fantasias para bailes e desfiles de carnaval. Foi o precursor em trabalhos de refinamento da fibra do Buriti para a confecção de tecidos, onde produziu lindas peças, aprovadas e aplaudidas por produtores de moda do Brasil e da Europa.

Também farão parte do evento pessoas com necessidades especiais, demonstrando sua capacidade de atuar ativamente na sociedade, não importando o tipo de limitação que possuam.

A organização do evento é de responsabilidade das grifes GritaCuxa (do estilista Glauber Pinto) e Helpkini (da empresária Mirla Martins). A produção ficará a cargo de Josiett Santos. Os desfiles vão apresentar grande diversidade de elementos, ritmos e cores. Eles vão prestigiar o caráter artístico que as tradições culturais locais trazem em suas origens, onde destacam-se as lendas do Maranhão e a riqueza dos temas juninos, em particular o bumba meu boi.

Sustentabilidade

Os modelos usados nos desfiles terão a assinatura do estilista Glauber Pinto, e serão inspirados nos trabalhos de Chico Coimbra. Vão incluir peças confeccionadas de maneira artesanal com produtos da terra, como a fibra do buriti e seus derivados.

Esse é um tema cada vez mais valorizado, não apenas para a saúde do planeta, mas também porque as principais semanas de moda – quer seja no Brasil ou no exterior -, cada vez mais prestigiam coleções relacionadas à sustentabilidade, proteção ao meio ambiente e valorização das cadeias produtivas.

Programação

21/05 - A partir das 20h
Abertura: Homenagem a Chico Coimbra com desfile de gala

Tema: Carnaval, assinado por Glauber Pinto
Trilha sonora da bateria da Favela do Samba

22/05 - A partir das 20h
Dia INCLUSIVE: palestras, resenhas, workshops e debates sobre Inclusão Social
Participação: Sharlene Serra, Karla Castro, João Ewerton
Apresentação dos cantores Pepê Junior e Fabrícia


23/05- A partir das 20h
Desfile de lançamento da coleção junina Gritacuxá para Helpkini
Exposição de arte de João Ewerton
Desfile da coleção de Berê Oliveira
Trilhas sonoras dos cantores: Viviane Brasil e Marquinhos (puxador do Boi da Maioba) e
Carla Oliveira

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.