Música

Show Jô canta Vinícius ocorre neste sábado, em São Luís

A história de Jô Santos começa no Rio de Janeiro em 1977.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
(Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - A poesia e a musicalidade de Vinícius de Moraes estarão presentes no show do cantor e compositor Jô Santos que acontecerá neste sábado (6), às 18h30, na AMEI, no Shopping São Luís com entrada franca. Homenageando um dos maiores ícones da MPB, o show viaja por vários momentos da carreira do compositor carioca que junto com Tom Jobim e João Gilberto idealizaram um dos movimentos mais criativos da nossa música popular: a Bossa Nova.

A história de Jô Santos começa no Rio de Janeiro em 1977 quando aprende a tocar violão no bairro do Lins na zona norte carioca e entra em contato com a Bossa Nova de Vinícius. A primeira canção aprendida, Samba da bênção, de Vinícius e Baden Powell entrou para sempre na vida musical do cantor. Depois vieram as parcerias com outros mestres como Carlos Lyra, Tom Jobim, Chico Buarque, entre eles o violonista paulista Toquinho, parceiro mais constante nas últimas décadas que iria influenciar em definitivo o jeito de cantar e tocar de Jô Santos.

João Batista Santos Sousa nasceu em São Luís. Sua carreira começou no Rio de Janeiro em uma estrada de 40 anos dedicados à Bossa Nova. Todos os anos o cantor e compositor dedica um momento especial para reviver as belíssimas canções do mestre da poesia e da música. Com sutileza e genialidade as músicas e poesias de Vinícius chegarão aos ouvidos mais apurados dos que admiram e compartilham o melhor da nossa música. A voz e o violão farão deste sarau uma justa homenagem aos 60 anos da Bossa que Vinícius com maestria deixou como legado para a história da nossa música. “Garota de Ipanema” de Tom e Vinícius colocou nossa música no cenário internacional sendo regravada em inúmeras possibilidades linguísticas com sotaques e improvisos. Considerado como um dos maiores divulgadores da Bossa Nova no Maranhão Jô Santos é cantor, pesquisador cultural, violonista, compositor, produtor cultural, professor de Português e Literatura e mestre da bossa como alguns alunos de violão o chamam.

Repertório do Show “JÔ CANTA VINÍCIUS”

“São demais os perigos dessa vida pra quem tem paixão”;

“Samba da bênção”;

“O velho e a flor”;

“Garota de Ipanema”;

“Canto de Ossanha”;

“No colo da serra”;

“Escravo da alegria”;

“Eu sei que vou te amar”;

“Berimbau”;

“Regra três”;

“Um homem chamado Alfredo”;

“O bem amado”;

“Pra que chorar?”;

“Sei lá, a vida tem sempre razão”;

“A felicidade”;

“Chega de saudade”;

“Se todos fossem iguais a você”;

“Arrastão”;

“Marcha da 4ª. Feira de cinzas”;

“Como dizia o poeta”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.