Orientação

Dermatologista aconselha sobre principais cuidados para as férias

A exposição ao Sol é um dos principais com a chegada do período de descanso.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
O dermatologista diz ainda que o ideal é procurar locais onde não se sofra tanto com a radiação solar.
O dermatologista diz ainda que o ideal é procurar locais onde não se sofra tanto com a radiação solar. (Roerio Sousa)

SÃO LUÍS - Férias é tempo de diversão e muitas atividades acontecem ao ar livre, mas é necessário uma atenção especial com a exposição solar. Problemas como fotoenvelhecimento, queimaduras, desidratação, manchas na pele e até câncer de pele podem aparecer e medidas precisam ser tomadas para evitar que o pior aconteça. O dermatologista do Hospital São Domingos, Dr. Eduardo Lago, alerta que os cuidados são essenciais para que se aproveite esse período sem problemas e se previna de doenças.

Segundo o dermatologista, é preciso, sempre, ter muita prudência ao se expor ao Sol, evitando períodos prolongados e inadequados. “Nesta época do ano, quando as pessoas aproveitam para fazer várias atividades de lazer ao ar livre, principalmente na praia, deve-se ter muito cuidado com a radiação solar. A gente orienta, então, que as pessoas evitem ao máximo a exposição à radiação solar, mas quando se expor, deve usar protetor solar, roupas que filtram os raios ultravioleta, chapéus e óculos. Devem evitar também ficar tempo demais nessas atividades ao ar livre e preferir horários mais distantes do meio-dia, como começo da manhã e fim da tarde”, detalha Eduardo Lago.

O dermatologista diz ainda que o ideal é procurar locais onde não se sofra tanto com a radiação solar, mas se for inevitável, precisa seguir as orientações para se divertir com segurança.

Outro problema comum da exposição prolongada ao Sol é a desidratação. “São Luís é uma cidade de clima quente, então, é necessário ter a preocupação de ingerir bastante água, hidratando-se. Esse problema é muito comum em crianças, por isso, os pais devem redobrar os cuidados”, complementa Eduardo Lago.

Consequências

O Sol tem efeito cumulativo e quando se chega à idade adulta, a radiação acumulada durante toda a vida começa a provocar os problemas, como queimaduras caracterizadas por vermelhidão na pele e até com formação de bolhas, manchas, lesões tipo câncer de pele e outras doenças.

O dermatologista alerta ainda para a importância de se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de pele. “Sinais que começam a mudar suas características, crescer rapidamente e mudar a cor e feridas que surgem na região são alertas para a pessoa procurar um especialista para que seja feito o diagnóstico o mais breve possível”, detalha o dermatologista.

Dicas

- Uso de protetor solar é essencial para todas as pessoas, diariamente. Antes de sair de casa, deve-se passar o produto. As pessoas que trabalham ou se exercitam ao ar livre devem ter atenção especial. O protetor deve ser reposto a cada 3 horas;

- Uso de roupas adequadas para filtrar os raios ultravioletas;

- Se expor ao sol somente antes das 9h e após as 15h – horário do Nordeste;

- Procurar um dermatologista regularmente ou quando detectar na pele sinais com características diferentes do normal;

- Atentar para sinais que começam a mudar suas características, crescer rapidamente e mudar a cor e feridas que surgem na região

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.