Cultura

Literatura Mútua encerra atividades em edição especial

Evento terá participação especial do dramaturgo Igor Nascimento.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Última edição nesta quarta-feira (20) às 19h30 na Galeria Trapiche.
Última edição nesta quarta-feira (20) às 19h30 na Galeria Trapiche. (Foto: Reprodução)

Após 17 meses de atividades literárias o projeto Literatura Mútua anuncia o encerramento de suas rodas de conversas mensais. E para se despedir do público, o LM realiza sua última edição nesta quarta-feira (20) às 19h30 na Galeria Trapiche com o dramaturgo maranhense Igor Nascimento, comentando experiências de leitura e escrita em uma conversa especial sobre seu novo livro Fôlego Curto e sua vasta trajetória de trabalhos para teatro e cinema. A edição contará ainda com a participação especial do artista plástico Dinho Araújo, responsável pelo projeto gráfico do livro. A entrada é franca.

Idealizado e mediado pela jornalista Talita Guimarães, o Literatura Mútua reuniu escritores contemporâneos publicados ou não em rodas de conversa mensais sobre experiências de leitura e escrita entre agosto de 2016 e dezembro de 2017 em São Luís. Em dezessete meses, o projeto sem fins lucrativos realizou 44 edições com 26 escritores em rodas de conversa distribuídas por 05 espaços parceiros: Galeria Trapiche, Feira do Livro de São Luís, Biblioteca Municipal do Bairro de Fátima, Centro de Ensino São Cristóvão e Livraria e Espaço Cultural AMEI.

Entre poetas, cronistas, romancistas, cordelistas, documentaristas, pesquisadores, jornalistas e dramaturgos, participaram do projeto Felipe Castro (MA), Sabryna Mendes (MA), Jônatas (MA), Júlia Emília (MA), Thalita Rebouças (RJ), Ferréz (SP), Duda Veloso (MA), Igor Nascimento (MA), Gustavo Lacombe (RJ), Zema Ribeiro (MA) Manu Marques Barbosa (MA), Laísa Couto (MA), Elizeu Cardoso (MA), Dyl Pires (MA), Thayná Rosa (MA), Aurora da Graça (MA), Beto Scanssete (MA), Jaqueline Morais (MA), Déa Alhadeff (MA), Fernando Abreu (MA), Jorgeana Braga (MA), Lúcia Santos (MA), Frederick Brandão (MA), Sharlene Serra (MA), Rose Panet (PB) e Júnior Lobo (MA).

“O grande objetivo do LM foi aproximar autores e leitores em um ambiente de escuta e partilha. Nesse sentido, sinto que a missão foi cumprida com êxito porque tivemos a chance de conversar com vários perfis de autores e principalmente leitores, dos mais maduros aos mais jovens em formação, descobrindo o que os interessam quando se trata de leitura e escrita”, avalia Talita Guimarães.

A escolha do dramaturgo Igor Nascimento para a despedida surgiu como oportunidade de homenagear a própria trajetória do LM revisitando uma das mais memoráveis edições do projeto, realizada durante a 10ª edição da FeliS ao lado do cronista carioca Gustavo Lacombe e que rendeu uma conversa bastante interessante sobre a força da leitura e da escrita como motor da existência.

“O Literatura Mútua desloca aquele preciosismo ligado às ‘belas letras’, ao poeta das academias etc. Literatura Mútua, antes de ser literatura, é um movimento de comunicação, de conversa, de troca. É mútuo, é pra todos. É algo de uma força política muito forte e que estabelece elos, forças, amizades e, claro, literaturas.”, considera Igor Nascimento.

TALITA GUIMARÃES

Natural de São Luís-MA (1989), é jornalista e escritora. Idealizadora e mediadora do projeto Literatura Mútua, de rodas de conversa sobre experiências de leitura e escrita. Autora dos livros Recorte! (2015) e Vila Tulipa (2007). Participou ainda da coletânea São Luís em Palavras (Aquarela Brasileira, 2017). Edita o site Ensaios em Foco e escreve e ilustra crônicas às quintas-feiras para o Armazém de Cultura de São Paulo. Foi Assistente de Direção da Série O dia em que nos tornamos terroristas, exibida nas emissoras públicas de televisão.

IGOR NASCIMENTO

Ludovicense, é dramaturgo, diretor e roteirista. Autor dos livros Fôlego Curto, Caras-Pretas, Assassinato de Charllenne e As Três Estações da Loucura. Assina a dramaturgia dos espetáculos As Três Fiandeiras (Xama Teatro e Petit Mort), Nêgo Cosme (Cena Aberta), Atenas: Mutucas, boi e body (Santa Ignorância e Petit Mort) e da radionovela Dom Cosme - o Tutor da Liberdade, estes dois últimos em coautoria com Lauande Aires.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.