Inscrições abertas

Curso sobre estudos das Histórias em Quadrinhos será ministrado em SL

Curso também abrirá turmas sobre “Panorama dos Quadrinhos Brasileiros”.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – Para quem tem interesse em estudar histórias em quadrinhos estrangeiras ou brasileiras, uma boa notícia: estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos de “Estudos das Histórias em Quadrinhos” e “Panorama dos Quadrinhos Brasileiros”.

As aulas serão ministradas pelo professor Márcio Rodrigues, Doutorando em História pela UFPA, pesquisador na área de quadrinhos e Diretor científico da coleção Estudos das Histórias em Quadrinhos, da Editora Prismas.

Como se inscrever

Inscrições no setor de cursos do Centro Odylo Gosta Filho (Praia Grande, Centro Histórico de São Luís. O setor de cursos fica no saguão, perto da escada que dá acesso à sala Multimídia) ou diretamente com o ministrante

Saiba mais sobre os cursos

“Estudos das Histórias em Quadrinhos”

Início da turma: 6 de janeiro, término: 3 de fevereiro (sábado, período da manhã, das 9h às 12h)

Proposta do curso: O curso tem como objetivo apresentar, por meio de bibliografia específica, as metodologias e teorias referentes à análise de Histórias em quadrinhos (também conhecidas pela sigla HQ) nos campos da pesquisa acadêmica e do ensino. Haverá assim espaço para revisão bibliográfica acerca dos estudos sobre quadrinhos já realizados, indicando obras teóricas nacionais e estrangeiras que versam sobre a utilização dessa modalidade artística/forma de expressão como objeto do conhecimento. Partindo do pressuposto de que não existe uma metodologia única para a análise de HQs, o curso apresenta um repertório de opções possíveis para estudá-las. Por serem um gênero intermidiático, que mescla e dialoga com diferentes gêneros discursivos - desenho, cinema, fotografia, textos verbais, etc.- as HQs fazem com que o estudioso de qualquer campo tenha que, de maneira interdisciplinar, transitar por saberes consagrados pela academia ou não. Refletimos ainda sobre os diferentes usos, categorias e peculiaridades construtivas e de recepção dos quadrinhos.

Uma proposta "prática" do curso é a elaboração de resumos visando a participação em seminários, congressos e jornadas acadêmicas, bem como fomentar temas de pesquisa que possam ser desenvolvidos em TCC's, dissertações, teses e artigos.

Carga horária: 18 horas

Valor: R$80

Público-alvo: Professores, pesquisadores e interessados no universo dos quadrinhos

Local: Centro Odylo Costa Filho - Praia Grande, São Luís – MA

“Panorama dos Quadrinhos Brasileiros”

Início da turma: 6 de janeiro, término: 3 de fevereiro (sábado, período da tarde, das 14h às 18h)

Proposta do curso: O curso propõe um percurso histórico por títulos e autores nacionais de histórias em quadrinhos desde o final do século XIX/começo do século XX até os dias de hoje. Discute-se a respeito de “tradições inventadas” (como, por exemplo, a instituição de Angelo Agostini como o “pai do quadrinho nacional”, considerando os aspectos históricos e políticos dessa "canonização"/"ídolo de origem"); a polarização da região sudeste diante das demais no tocante à produção de quadrinhos e a inconsistências da noção centro-periferia; a participação de mulheres no cenário brasileiro e a construção de novas propostas nas últimas décadas (associadas às plataformas digitais e ao surgimento de novas editoras). O curso ainda analisa o mercado brasileiro de quadrinhos independentes e a projeção das HQs nacionais no exterior. Haverá espaço também para tratar tanto das peculiaridades construtivas quanto da recepção das HQs produzidas por autores nacionais.

Carga horária: 24 horas

Dias e horários: sábado, período da tarde, das 14h às 18h, do dia 06/01 ao dia 03/02

Público-alvo: a partir dos 15 anos

Local: Centro Odylo Costa Filho - Praia Grande, São Luís – MA

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.