Feira do Livro

11ª FeliS chega ao fim neste domingo (19), no Centro Histórico

A edição deste ano fez uma homenagem a literária Maria Firmina dos Reis.

Adriano Soares / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Feira do Livro ocorre no Centro Histórico de São Luís.
Feira do Livro ocorre no Centro Histórico de São Luís. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Chega ao fim neste domingo (19) a 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS). O evento ocorre desde o dia 10, com uma vasta programação literária, no Centro Histórico da capital maranhense.

LEIA TAMBÉM:

Feira do Livro de São Luís celebra literatura e cultura até 19 de novembro

Estudantes da rede pública de ensino terão vale-livro para a FeliS

A edição deste ano, da FeliS, teve como tema “Maria Firmina dos Reis e a Literatura Feminina”. Durante os dias de feira, a programação contou com palestras e apresentações culturais, lançamentos de livros, exposição, espaço infantil e uma série de atividades literárias com convidados de renome nacional.

A estrutura do evento é composta por 22 espaços com atrações, 54 estandes para livreiros, sebos e instituições parceiras, três auditórios para debates e conferências.

Convidados

O último dia da 11ª FeliS conta com a presença do escritor Paulo Lins, autor do livro 'Cidade de Deus', que vai ministrar a palestra 'A cultura negra', às 20h deste domingo (19), no Anfiteatro Beto Bittencourt. A mediação é do secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves. A cerimônia de encerramento acontece às 19h e conta com a presença de representantes das secretarias municipais e estaduais envolvidas no evento e parceiros. A FeliS é uma promoção da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

Romancista, roteirista e poeta brasileiro, Paulo Lins é autor de 'Cidade de Deus' (1997) que foi levado para o cinema por Fernando Meirelles e recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004. O escritor é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É também autor do livro de poesias 'Sobre o Sol' (1986) e do romance 'Desde que o Samba é Samba' (2012).

Sua obra mais recente é 'Era Uma Vez... Eu!' (2014). Feito com a colaboração do ilustrador Maurício Carneiro, da atriz circense e cantora Beo da Silva e do designer gráfico Eduardo Lima, o livro reúne poesia e ilustração em uma trama dramática que convida o leitor a refletir sobre a analogia entre o lixo que produzimos e aquele que acumulamos no nosso íntimo. Lins também já escreveu diversos roteiros para o cinema e a televisão e já atuou como diretor.

Café

O Café Literário acontece no hall do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho e apresenta em sua programação saraus literários e musicais, declamação de poesias e rodas de conversas. A programação do domingo (19) é por conta da Escola de Música Lilah Lisboa que vai realizar o sarau musical 'Brilhando no café: Maria Firmina em verso e prosa', às 17h.

Logo após, a jornalista Talita Guimarães media o projeto Literatura Mútua, que traz uma roda de conversa com a escritora maranhense Déa Alhadeff, autora da série de livros de ficção 'Segredos de Uma Jovem Espiã'.

A programação do último dia do evento continua com exposições, rodas de conversa, palestras, contação de histórias, apresentações culturais e lançamentos de livros nos auditórios da Casa do Maranhão e no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, que inclui o Café Literário, o Teatro Alcione Nazaré e a Casa do Escritor, no Cine Praia Grande.

A 11ª FeliS ocorre no Centro Histórico de São Luís. Um bom programa para fechar o fim de semana com chave de ouro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.