Cultura

Variadas expressões artísticas agitam a agenda deste fim de semana

A 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes conta com programação em São Luís e região metropolitana.

Na Mira

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Com programação gratuita em diversas linguagens artísticas como dança, teatro, cinema e música, a 12ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes continua com atrações neste fim de semana. Com destaques para espetáculos teatrais e a programação Caia na Rede, que acontece em parceria com produções locais que movimentam a cena cultural durante o ano. Neste sábado e domingo, o público pode acompanhar apresentações teatrais como Cora dentro de mim, Velhos caem do céu como canivetes e Atenas: Mutucas, boi e body, além de shows de artistas maranhenses e mostra de cinema.

Dentre os destaques de sábado (4), está o espetáculo teatral “Cora dentro de mim”, que é indicado para maiores de 10 anos e acontece no Casarão Ângelus Novus, às 18 horas. A apresentação cênico-poético-musical é interpretada pela atriz maranhense Lília Diniz e traz pensamentos da doceira e escritora Cora Coralina por meio de seus versos e contos. A encenação é interativa e permeada de encantamento e delicadezas remetendo a plateia à cozinha de Cora, na velha cidade de Goiás, berço de uma das maiores poetisas brasileiras

Leia também:

Eventos culturais são destaque no Cohatrac este fim de semana

Mais tarde, às 19 horas, na Sede Pequena Companhia do Teatro, acontece outra grande atração do festival, o espetáculo teatral Velhos caem do céu como canivetes com a Pequena Companhia de Teatro/MA. Com dramaturgia e encenação de Marcelo Flecha, a apresentação é inspirada no conto Un señor muy viejo con unas alas enormes, de Gabriel García Márquez, e traz duas personagens em permanente exercício dialético: um Ser Humano, representado pelo ator Cláudio Marconcine, e um Ser Alado, representado pelo ator Jorge Choairy. A atração tem indicação para 16 anos.

Ainda no sábado, a programação Andar de cima session movimenta a Praça do Verão, no Bairro do Cohatrac. O evento começa às 17h30, com o bate-papo “Arte como produção de si: da experiência à profissionalização dos produtores locais”, com Paula Barros, técnica de cultura do Sesc no Maranhão, Memel Nogueira do Estúdio Andar de Cima), Silas Duarte do Musika, Deuza Brabo do Reocupa e mediação de Nicole Meireles do Bumba Cultura. Os shows ficam por conta dos artistas locais Ari Sousa, Israel Costa e a banda Calabar, além de discotecagem da Rádio Zion com o DJ Joaquim Zion.

No domingo (5), a 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes recebe o espetáculo Atenas: mutucas, boi e body, realizado pelos grupos maranhenses Petite Mort Teatro e Santa Ignorância Cia. de Artes, que volta a ficar em cartaz depois de emocionar o público durante as três temporadas realizadas este ano em São Luís. A apresentação terá início às 18h30min, na sede da Pequena Companhia de Teatro, localizada à rua do Giz, 295, Praia Grande. A indicação deste espetáculo é de 16 anos.

Finalizando a programação deste final de semana acontecerá o Luau Casa d’Arte, onde o Tambor de Crioula Manto de São Benedito estará se apresentando e logo após ocorre o show musical Rabiscos Sonoros com a banda Garatujos. A programação começa às 20h30, no centro cultural Casa d’Arte, localizado na Raposa. Lembrando que a programação completa da 12ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes pode ser acessada no site do evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.