Cultura

V de Vingança é tema de novo encontro sobre quadrinhos

4º encontro do Clube de Leitura e Estudos de Quadrinhos ocorre em novembro.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
<i>V de Vingança</i> foi adaptado aos cinemas em 2005, com Natalie Portman no elenco.
<i>V de Vingança</i> foi adaptado aos cinemas em 2005, com Natalie Portman no elenco. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – Você que é fã de quadrinhos anota logo aí esta data: dia 4 de novembro. Neste dia vai rolar mais uma edição do Clube de Leitura e Estudos de Quadrinhos, lá no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, das 9h30 às 12h. No encontro será discutida a obra V de Vingança, escrita por Alan Moore e desenhada por David Lloyd.

Para quem não conhece, a HQ V for Vendetta foi iniciada no mercado inglês no começo dos anos 1980 e finalizada em 1988 (quando Moore trabalhava para a DC Comics). A série estabelece diálogos com uma multiplicidade de visões distópicas e ideias libertárias.

Na obra, após uma guerra atômica, os cidadãos ingleses permitiram que um governo ditatorial tomasse o poder. Com receio de que ocorresse um novo conflito, eles possibilitaram que tal governo controlasse todos os aspectos de suas vidas. Nesse cenário, surge um homem vestido de preto, escondido por detrás de uma máscara de porcelana inspirada no conspirador Guy Fawkes, que tenta minar todos os aspectos simbólicos que dão suporte ao regime totalitário.

O clube é aberto a todos que queiram se aprofundar na leitura dos quadrinhos. Obras nacionais e internacionais serão debatidas, independente do gênero, estilo ou época. Para acompanhar as sessões e dos debates, acesse o grupo do Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.