Cinema

Documentário sobre transplantes de órgãos estreia na TV UFMA

O primeiro episódio vai ao ar, às 13h00min, no próximo domingo (1º).

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h22
Agora é só continuar ligado na programação da TV UFMA, pelo canal 16.1 e seguir as redes sociais para ficar por dentro das novidades.
Agora é só continuar ligado na programação da TV UFMA, pelo canal 16.1 e seguir as redes sociais para ficar por dentro das novidades. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – O programa Ponto DOC da TV UFMA sobre documentários jornalísticos está com estreia marcada para o próximo domingo (1º), às 13h. A primeira temporada abordará a temática dos transplantes de órgãos.

O episódio de número um da série sobre transplantes de órgãos será sobre a fila do transplante, entrando no mundo particular dos personagens escolhidos para contar a narrativa. Dona Neuta (recém-transplantada) e seu João (ainda está na fila de transplantes à espera de um órgão) relatam momentos diferentes na busca pelo transplante. Nesse episódio, ressaltou-se também as pessoas que moram no interior do estado e não tem acesso ao centro de Hemodiálise, o que acaba dificultando o tratamento.

No segundo episódio, a TV entra definitivamente no tema dos transplantes em si, e constrói uma narrativa focada na questão da recepção do órgão, abordando aspectos como: quais os critérios definidos e requisitos para conseguir um doador, também, a autorização da família diante do processo de doação de um órgão.

Já no terceiro episódio será discutida a importância da conscientização da doação e retoma-se a narrativa com os personagens do primeiro episódio. Dona Neuta, que falará como foi receber um novo órgão e como sua vida mudou e seu João com a expectativa pelo recebimento de um novo órgão. Outros personagens ainda ingressam na história: seu Gama conta à equipe como foi receber um órgão doado por sua esposa, a dona Sandra.

“Primeiramente destacar a ideia do programa jornalístico Ponto DOC, que é abordar temas de importância social de uma forma mais reflexiva, até mesmo educativa. E o envolvimento da TV UFMA nesse tipo de material é de extrema importância pela questão de cidadania e cumpir com a nossa função de comunicação pública”, destaca a jornalista da TV UFMA, Asmynne Bárbara.

A produção do Ponto DOC também destacou a importante participação dos profissionais do Hospital Universitário (HU-UFMA), no decorrer das gravações da série. Tanto o corpo médico da instituição, quanto a assistente social, Gisele Silva Pereira, que foram responsáveis por passar o conhecimento especializado sobre o assunto.

Programação de exibição

Primeiro episódio (A fila dos transplantes, de lá pra cá) – Domingo 01/10/2017, às 13h00min
Segundo episódio (Senha 543) – Domingo 08/10/2017, às 13h00min
Terceiro episódio (O sim) – Domingo 15/10/2017, às 13h00min

Cada episódio tem duração estimada de 18 minutos.

“Ponto Doc é um programa seriado com formato documentário, que tem como objetivo produzir a maior quantidade de informações sobre um determinado tema. O programa visa discutir problemas da realidade, levantar questões, esclarecer processos ou simplesmente contar uma história. As temáticas são diversas, sendo assim, um programa de conteúdo variado. Por exemplo, a primeira temporada foi organizada em 9 episódios, sendo 3 episódios para cada tema. O primeiro tema abordado foi transplantes de rins no Maranhão; o segundo, o cenário teatral da cidade e, o terceiro, é o processo de envelhecimento do ser humano na atualidade. Os temas são definidos pela equipe do Jornalismo da TV UFMA, como também podem ser sugeridos por pesquisadores, instituições ou pelo público”, ressalta a Diretora de Imagem da TV UFMA, Nadia Biondo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.