Festança

Quadrilha, boi e cacuriá comandaram a festa no domingo

O público, mais uma vez, lotou a praça de eventos do Shopping da Ilha.
Adriano Soares / Na Mira19/06/2017 às 09h21
E deu boi, quadrilha e cacuriá na noite desse domingo (18), no palco do Arraial da Ilha. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

SÃO LUÍS – Mais uma noite de alegria, cores e ritmos animou o Arraial da Ilha, nesse domingo (18), no Shopping da Ilha, em São Luís. Contação de histórias folclóricas, brincadeiras, dança sertaneja, bumba meu boi e cacuriá movimentaram a festança.

Contação de histórias

A história de Catirina e Pai Francisco. Foi com essa lenda folclórica maranhense que o grupo Bumba Cultura, fitou os olhos e atenção da criançada, no palco do arraial mais arretado da cidade, nesse domingo. O resultado foi muita gargalhada e aprendizado.

A contação de histórias ficou por conta do grupo Bumba Cultura. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

Brincadeiras

E brincadeiras valendo prêmios acirraram a disputa no palco do Arraial da Ilha. Comandadas por Claudinho Polary e Neilson Mendes, o público se divertiu e ganhou prêmios. Crianças e adultos concorreram as premiações, que não deixaram nada a desejar.

Neilson Mendes, juntamente com Claudinho Polary comandaram as brincadeiras. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

Dança Sertaneja Estrela de Prata

Vindo do bairro Vila Janaína, em São Luís, o grupo, que existe há 17 anos, trouxe todo o balanço da dança sertaneja para o Arraial da Ilha. Com muitos integrantes, o grupo vem de uma escola comunitária da própria comunidade local. Todo o lucro recebido é revestido em investimentos para a instituição, chamada Iesa.

Dança sertaneja Estrela de Prata contagiou o público. Foto: Adriano Soares / Imirante.com
Grupo veio da Vila Janaína, em São Luís e existe há 17 anos. Foto: Adriano Soares / Imirante

Quadrilha Ousados do Sertão

E teve quadrilha no Arraial da Ilha também. O grupo Ousados do Sertão, da Vila Itamar, mostrou todas as suas cores, alegria, sincronia e narrativa, para o palco da festança.

Quadrilha Ousados do Sertão cheia de cores. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

Existente há quatro anos, a quadrilha encantou o público com toda a sua sincronia e alegria, apresentado o espetáculo "O cravo e a rosa". Para os integrantes do grupo estar no palco é um motivo de grande alegria. “É muito bom fazer parte da quadrilha. A gente se prepara para a temporada há cerca de oito meses”, afirma Breno Monteiro, que participa da Ousados do Sertão desde o início do grupo.

O noivo da quadrilha. Foto: Adriano Soares / Imirante.com
Brilho, alegria e cores. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

Boi da Lua

O tradicional boi Brilho da Lua, do bairro João Paulo, comemora seu jubileu de prata, neste ano. O grupo mostrou todo o seu brilho, alegria e gingado, no palco do arraial mais arretado da cidade.

Índia do Boi da Lua. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

O boi é sotaque de orquestra. Contudo, em suas toadas e ritmos, faz um passeio por outras formas de bumba meu boi, como o sotaque de Pindaré e zabumba. Para Jeovan Martins, índio do Boi da Lua, é gratificante faz parte do grupo. “Pra mim é uma satisfação muito grande, é uma paixão fazer parte do boi”, afirma o hair style. Segundo ele, em média o boi faz cinco apresentações por noite. Para isso é necessário um preparo especial. “Eu faço academia, tento manter uma alimentação saudável. Isso é indispensável”, garante.

Boi da Lua comemora seu jubileu de prata. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

Cacuriá Brilho do Vinhais

Molejo, sensualidade e muita alegria foi o que o cacuriá Bilho do Vinhais, levou para o Arraial da Ilha. O grupo que já existe a 17 anos, é formado por jovens do bairro Vinhais, em São Luís.

Grupo mostrou todo o seu molejo e sensualidade. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

O “Brilho Show”, como eles também se intitulam contagiou o público que lotou a praça de eventos do Shopping da Ilha, na noite desse domingo. Com todas as composições autorais, o cacuriá fechou a noite no Arraial da Ilha.

O grupo existe há 17 anos. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

O arraial da família

Famílias inteiras se reúnem no Arraial da Ilha, para aproveitarem e se divertirem ao som dos grupos juninos que animam a cidade durante todo o mês. A comodidade e segurança do Shopping da Ilha são os fatores que mais agradam o público que participa da festança.

Família na praça do clique, do Imirante. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

A jornalista Andreia Andrade, levou toda a sua família, nesse domingo (18), para aproveitar a programação da noite no arraial. “O arraial no shopping é muito bom. É um espaço bem melhor para as crianças. O bacana, também, é que termina cedo”, afirma.

Família da jornalista Andreia Andrade, curtindo no Arraial da Ilha. Foto: Adriano Soares / Imirante.com

E nesta segunda-feira (20), a festa continua no arraial mais arretado da cidade, no Shopping da Ilha. Se você não puder ir, não tem problema! O imirante.com transmite tudo ao vivo pela internet.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2017 - Todos os direitos reservados.