Mundo

Leonardo DiCaprio pede mobilização global em defesa do clima

Ator norte-americano é embaixador da ONU sobre mudanças climáticas.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
DiCaprio
DiCaprio

A decisão do governo de Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, assinado há um ano durante a Convenção da ONU sobre mudanças climáticas, realizada na capital francesa, ganhou repercussão internacional e provocou indignação de ambientalistas e ativistas defensores do consenso global para reduzir os efeitos do aquecimento global.

Na tarde desta quinta-feira, dia 1º de junho, o ator norte-americano Leonardo DiCaprio usou as redes sociais para mobilizar a sociedade global em prol da manutenção dos compromissos para a proteção do planeta contra as emissões de gases causadores do efeito estufa. DiCaprio é embaixador da ONU sobre o clima e produtor executivo do documentário “Seremos História”, que o Repórter Mirante exibe com exclusividade a partir do próximo sábado, dia 03.

"Hoje, o futuro do planeta foi ameaçado pelo Presidente Trump pela decisão irresponsável de retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris. Nosso futuro neste planeta está agora mais arriscado do que nunca (...). Agora, mais do que nunca, precisamos estar determinados a resolver a questão das mudanças climáticas e desafiar os líderes que não acreditam em fatos científicos e verdades empíricas sobre os efeitos do aquecimento global".

Assinado há um ano e meio na capital francesa por 195 países, entre eles o Brasil, o Acordo de Paris tem como objetivo manter o aumento das temperaturas médias globais "muito abaixo" dos 2°C em relação à era pré-industrial.

Em 2016, registrou-se no mundo um nível recorde de emissões de dióxido de carbono, algo que especialistas chamaram de "uma nova era" de aquecimento global e "prova irrefutável" da responsabilidade humana sobre as mudanças climáticas.

O acordo parisiense prevê limites à emissão de gases do efeito estufa e que países ricos ajudem os mais pobres financeiramente a se adaptar às mudanças climáticas e na adoção de energias renováveis.

O tema será abordado no Maranhão em edição especial do Repórter Mirante, a partir do próximo sábado, dia 03. O programa exibirá com exclusividade o documentário de Leonardo DiCaprio "Seremos História", em série de quatro episódios que mostram os efeitos do aquecimento global no Maranhão e no mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.