Dia das Mães

"Mamães de primeira viagem" contam como é comemorar a data pela primeira vez

Enara, Maria e Karine falam sobre a emoção e expectativas para o primeiro Dia das Mães.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Enara Cantanhede vive experiência de ser mãe há 4 meses. Foto: Acervo Pessoal
Enara Cantanhede vive experiência de ser mãe há 4 meses. Foto: Acervo Pessoal

SÃO LUÍS – O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais especiais do ano, pois é neste dia que agradecemos e presenteamos a mulher mais importante de nossas vidas: a nossa mãe.

Para quem já é filho crescido, o dia serve para prestar homenagens como forma de reconhecimento àquela pessoa que o criou e educou durante toda a vida. Neste dia também percebemos que ser mãe é muito mais que simplesmente colocar uma criança no mundo. Ser mãe é doar, abdicar, compartilhar emoções e ser durona quando for preciso.

Ser mãe vai muito além de gerar um filho no ventre. Ser mãe é cuidar, dar carinho, amar incondicionalmente. Existem vários tipos de mãe: aquelas que criaram (as mães adotivas), existem as avós (que são mães duas vezes), existem os pais que são mães, a mãe moderna, a mãe descolada, a mãe “das antigas” e, sobretudo, existem as “mamães de primeira viagem”.

Conheça as histórias de Enara Cantanhede, Maria Fernanda Santos e Karine Baldez, que falam sobre a emoção de ser mãe e comemorar a data pela primeira vez.

Um aprendizado diário

Enara Cantanhede com a pequena Cecília no colo. Foto: Acervo pessoal
Enara Cantanhede com a pequena Cecília no colo. Foto: Acervo pessoal

Como para tudo na vida existe uma primeira vez, inclusive para ser mãe, é fato que esta experiência única é capaz de mudar completamente o coração de qualquer mulher, principalmente daquelas que sonharam a vida inteira com esse momento. Como é o caso de Enara Cantanhede.

Trabalhando como propagandista, aos 30 anos, Enara realizou um sonho que ela vinha cultivando desde menina: ter um bebê. Após um longo tratamento e a realização de uma fertilização in vitro, a pequena Cecília veio ao mundo para alegrar a nova família que estava surgindo.

“Estamos todos numa grande expectativa, como se fosse um grande evento, uma grande data. Esta data, para mim, não se compara ao Natal, ao Ano Novo, à Pascoa. Eu me sinto como se estivesse sido premiada e estivesse esperando só a data para ser agraciada e receber todas as homenagens com o coração cheio de gratidão”, afirmou Enara.

A inexperiência com a maternidade somada ao misto de emoções foi capaz de gerar um sentimento único na vida de Enara, que, mesmo passando por todos os desafios de criar um filho, considera a experiência muito prazerosa. “É muito cansativo, mas é uma experiência em que todos os dias consigo aprender algo novo. É muito diferente, pois todos os dias conheço um pouco da Cecília e ela conhece um pouco mais de mim”, finalizou.

Entre saber lidar com os choros, os abraços, os afagos e os cuidados diários com o bebê, Enara também passou a olhar sua mãe com outros olhos. “Antes, eu olhava a minha mãe somente como a minha própria mãe, hoje eu já olho para ela com a mãe do meu irmão, como se o sentimento maternal tivesse compartilhado entre nós. E lembro daquela velha frase que ela dizia ‘tem coisas que você só vai saber quando for mãe de alguém’. Hoje percebi que é a mais pura verdade” conta.

Algo divino

Maria Fernanda Santos grávida da pequena Maria Sofia. Foto: Acervo pessoal
Maria Fernanda Santos grávida da pequena Maria Sofia. Foto: Acervo pessoal

Para a publicitária e empresária Maria Fernanda Santos, poder comemorar o Dia das Mães pela primeira vez é algo divino e o amor por ser mãe só cresce a cada dia.

Maria fala com emoção da pequena Maria Sofia, que recebeu esse nome como tradição da família e, também, foi muito esperada pelos pais.

“Meu primeiro Dia das Mães tem sido especial, sempre sonhei com esse momento e, poder viver isso hoje, é um presente de Deus. Nesses três meses em que sou mãe ainda estou aprendendo a lidar com essa nova fase e com esse novo sentimento que invadiu meu coração e que só cresce cada dia que passa. Realmente ser mãe é padecer no paraíso”, afirmou Maria.

Mudança de rotina

Karine Baldez e família. Foto: Acervo pessoal
Karine Baldez e família. Foto: Acervo pessoal

A rotina mudou completamente na casa da jornalista Karine Baldez com a chegada da pequena Giovanna. Apesar de não enfrentar grandes dificuldades para cuidar da filha, Karine começou a retornar à sua rotina recentemente, mas sua vida mudou para sempre e para melhor.

“Com relação ao primeiro Dia das Mães, eu não consigo nem entender o que estou sentindo. É algo espiritual, que está muito acima da minha razão e da minha imaginação”, afirmou a jornalista, que está muito feliz com a realização do sonho de ser mãe.

“Desde o dia em que descobri que estava grávida, tudo mudou na minha cabeça instantaneamente. Eu nunca imaginava que seria mãe e agora é o momento mais feliz da minha vida. Estou sendo a pessoa mais feliz do mundo”, conta Karine.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.