Em São Luís

Grupos folclóricos realizam ensaios abertos no Centro

Os ensaios que serão realizados de forma gratuita por diversos grupos.

Imirante.com, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Apresentações culturais.
Apresentações culturais. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com as proximidades das festas juninas, o Museu Casa de Nhozinho, espaço ligado a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), realizará o projeto Ensaios Juninos no Museu, durante os meses de maio e junho. O objetivo é realizar uma interação entre grupos folclóricos e visitantes do museu, além de aumentar a visibilidade no espaço e movimentar o Centro Histórico de São Luís principalmente aos sábados.

Os ensaios que serão realizados de forma gratuita por grupos que representam as mais diversas manifestações culturais e que possuem relação direta com o período junino do Maranhão. A iniciativa será uma forma de incentivar a população e aos turistas a se aproximarem da cultura popular a partir de oficinas de música e dança, realizadas pelos próprios grupos no pátio do museu, os treinos servirão para que a população já entre no clima do São João.

Os ensaios serão iniciados neste sábado (6), a partir das 14h, e devem se estender até a primeira quinzena do mês de junho, quando ocorrem os últimos ensaios dos grupos. Os treinos que serão realizados de forma voluntária pelos grupos, devem atrair o público reafirmando uma cultura transmitida de geração a geração.

O museu é apreciado por nichos alternativos de público e de mercado, o projeto Ensaios Culturais, tem como intenção integrar os museus de cultura popular e intensificar sua relação com os grupos de cultura popular e a sociedade.

Calendário de ensaio

Mês de Maio

06/05 – Bumba meu boi União da Baixada – Baixada;

13/05 – Bumba meu boi de São Simão – Orquestra do Munim;

20/05 – Bumba meu boi Brilhoso do Sol e Mar – Orquestra da Ilha;

27/05 – Bumba meu boi de Pindaré – Baixada.

Mês de Junho

03/06 – Companhia Encantar;

10/06 – Bumba meu boi da Liberdade (Bumba meu boi de Leonardo).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.