Saúde animal

Entrevista: especialista fala sobre cuidados com animais

A veterinária ​Julliana Francisca​ fala mais sobre a saúde bucal dos pets.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
Saúde animal.
Saúde animal. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A atenção com os animais está cada vez mais elaborada, afinal, são necessários muitos cuidados para mantê-los saudáveis e prontos para um convívio repleto de energia e animação. O Na Mira entrevistou a veterinária ​Julliana Francisca​ para saber mais sobre cuidados com a saúde bucal dos pets.

Quais são os cuidados que devemos ter ao realizar a higiene bucal do animal?

A higiene bucal é tão importante em cães quanto em humanos, ou melhor, até mais, porque os nossos bichinhos não falam. A melhor forma de garantir a saúde bucal do seu bichinho é a escovação. O ideal é que seja realizada no mínimo 3 vezes por semana com creme dental e escovas apropriadas.

Além disso existem petiscos e até rações que possuem princípios ativos que ajudam a diminuir a incidência de cálculo. Ossinhos e brinquedos também podem ser utilizados.

Como é feito o procedimento?

A escovação é a melhor forma de prevenir a doença periodontal. Mas uma vez estabelecida o recomendado é realizar o tratamento periodontal. Vulgarmente conhecido como limpeza de tártaro que é apenas uma parte do procedimento, pois o tratamento periodontal é algo bem mais completo e bem mais efetivo na resolução do problemas periodontais, além da limpeza nele também é feito o polimento dos dentes, extrações, gengivoplastias e o que mais o dentista julgar necessário no momento da avaliação.

Por que é importante?

Cuidar da saúde bucal do seu animalzinho é importante não só pela estética ou pelo mau cheiro que incomoda em alguns casos, mas também para garantir que ele se alimente bem e prevenir infecções em órgãos vitais como coração, rim e fígado.

Quando a presença de um veterinário é necessária?​

O veterinário é o profissional mais indicado para orientar quando e como a escovação deve ser feita. Além de indicar a necessidade do tratamento periodontal. O dialógo com o veterinário é importante sempre.

Há cursos profissionalizantes indicados para quem quer trabalhar com higiene e estética felina?

Sim, os gatos tem ganhado cada vez mais espaço no mundo pet, embora os donos de cães sejam os que mais procuram saber sobre higiene bucal nos gatos ela também é fundamental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.