Em Festa

Com festa, gravação do documentário O Guriatã começa hoje

Produção em homenagem ao cantador Humberto Barbosa Mendes.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
O documentário deverá ser lançado no São João deste ano.
O documentário deverá ser lançado no São João deste ano. (Arquivo/O Estado)

SÃO LUÍS - O Boi de Maracanã gravará, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), às 20h, o documentário O Guriatã, em homenagem ao cantador Humberto Barbosa Mendes, o Humberto de Maracanã, falecido há dois anos. A figura marcante na história do grupo folclórico terá sua trajetória retratada em audiovisual graças ao programa Rumos Itaú Cultural. Uma equipe de São Paulo, da produtora Maracá Produções, está em São Luís para captar as últimas imagens que comporão o DVD durante duas apresentações especiais do Batalhão de Ouro.

O material será montado, também, com imagens captadas no São João de 2016, das apresentações do boi nos diversos arraiais da capital maranhense. O documentário terá imagens do Guriatã em suas apresentações, depoimentos dos chamados Amigos da Velha Guarda do Boi de Maracanã e passagens com a participação de outros cantadores do boi, como Humberto Filho, Ribinha de Maracanã e Tetêco.

Para as duas noites de gravações e festa na comunidade do Boi de Maracanã, foram convocados, além dos brincantes e convidados, simpatizantes e pessoas de outras comunidades ligadas ao boi, como dos bairros Alemanha, Porto Grande, Vila Maranhão e Taim. O documentário deverá ser lançado no São João deste ano.

O ano começou movimentado na sede do grupo folclórico. Além da gravação do DVD, continuam, por exemplo, as oficinas de bordado de indumentárias para o São João deste ano.

Guriatã

Guriatã foi o nome dado pela comunidade a Humberto de Maracanã, em homenagem ao pássaro homônimo de canto melodioso. Em outros Estados, ele é conhecido também como Gaturamo-Itê, Guiratã, Guipara ou Guriatã-de-Bananeira. É uma ave bastante social e bonita. O macho tem as partes superiores azul-metálicas, uma mancha amarela na testa e as partes inferiores amarelas. A fêmea apresenta as partes superiores verde-oliváceas e as inferiores amarelo-oliváceas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.