Debate

Galeria Trapiche e Chão SLZ promovem roda de conversa sobre arte e violência

Evento ocorre às 19h, com o curador e artista visual Divino Sobral.

Na Mira, com informações da Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26
A roda de conversa abordará um recorte da produção contemporânea brasileira que problematiza violência e criminalidade.
A roda de conversa abordará um recorte da produção contemporânea brasileira que problematiza violência e criminalidade. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O Chão SLZ, em parceria com a Galeria Trapiche, realiza, nesta quarta-feira (4), às 19h, a roda de conversa Zona de Perigo, com o curador e artista visual Divino Sobral, na própria galeria, localizada na Avenida Vitorino Freire, em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande.

A roda de conversa abordará um recorte da produção contemporânea brasileira que problematiza violência e criminalidade por meio da relação entre obras de Clarice Lispector, Hélio Oiticica, Cildo Meireles, Alberto Bitar, Alexandre Vogler, Armando Queiroz, Dalton Paula, Éder Oliveira, Felipe Steinberg, Helô Sanvoy, Leandro Lima e Gisela Motta, Marcela Tiboni, Rodrigo Albert, Rosângela Rennó e Zé de Rocha.

Divino Sobral vai refletir sobre as questões éticas, ponderando sobre o animalesco instinto humano da agressividade e sobre as implicações históricas, sociais e econômicas da violência e da criminalidade no Brasil, analisando diferentes maneiras como os artistas trabalham com as armas, os tiros, as cenas dos crimes, as vítimas, os criminosos, a segurança pública, as atrocidades das distorções sociais do preconceito, bem como os métodos de execução penal e de recuperação de criminosos.

Perfil

Divino Sobral é artista, pesquisador, curador independente e galerista. Foi com sua pesquisa sobre a violência na arte brasileira que recebeu o Prêmio Curadoria do Prêmio Marcantônio Vilaça CNI/SESI/SENAI (2015) e o Prêmio Crítica de Arte do Situações Brasília - DF (2014).

Sua produção artística foi exibida na 2ª Bienal do Mercosul e na 8ª Bienal de Havana (Cuba), entre outras mostras, e está representada em coleções públicas como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Museu Nacional da República. Como ensaísta, publica regularmente sobre arte brasileira. Foi integrante da Comissão de Premiação de duas edições do Salão de Artes Visuais de São Luis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.