Cultura

Crianças carentes apresentam espetáculo no Teatro da Cidade

Projeto social do Coroadinho ocorre na próxima quarta-feira (1º).

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
Ao longo desses 10 anos, o Curumim atendeu em média 70 crianças por ano.
Ao longo desses 10 anos, o Curumim atendeu em média 70 crianças por ano. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Projeto Curumim apresentará na próxima quinta-feira (1°), o espetáculo de canto coral “Eu, Curumim”, no Cine Teatro da Cidade de São Luís (antigo Cine Roxy), às 20h.

Fruto das atividades de musicalização desenvolvidas ao longo de 2016, o espetáculo é a culminância do Projeto que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do Polo Coroadinho, com oficinas de canto, percussão, flauta e ‘reforço escolar’, no contra turno escolar.

Coral Curumim

Para garantir o acesso a direitos fundamentais como educação e cultura, o Projeto Curumim foi criado em 2006 pelo Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão, para oferecer oficinas de musicalização em canto coral.

Ao longo desses 10 anos, o Curumim atendeu em média 70 crianças por ano, estimulando-as a desenvolver habilidades, num processo contínuo de inclusão social, fortalecimento de vínculos comunitário e inclusão social. Desde o início, o Curumim já participou de grandes festivais, como o Encontro de Corais de Teresina, Festival Maranhense de Coros (Femaco), Mostra de Teatro e Música Leitura em Cena e, mais recente, das cantatas natalinas que acontecem em São Luís.

No ano de 2013, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, as crianças realizaram um sonho: a gravação do 1º CD, deixando registrado na história da música maranhense a voz de dezenas de crianças que em meio à dura realidade de seu bairro, se destacaram por meio de um projeto social.

Após anos de atuação no Coroadinho, em 2015 o então Coral Canto Curumim, passa ser chamado Projeto Curumim, ficando sob responsabilidade direta do Instituto de Desenvolvimento Social Integral (Idesi), apoio técnico do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão e parceria do Instituto Alcoa, por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais.

Informações:

- Denise Raquel: (98) 98275-1686

- Maurício D’Paula: comunicacao@icema.org.br / 9 9975-9909 / 3303-1976 / 9 9127-0388

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.