Evento

Encenação Sino ocorre nesta terça-feira (27), em São Luís

Performance faz parte da XI semana do teatro no maranhão.

Ingrid García / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
A apresentação é uma criação da performer e dançarina Tieta Macau. Foto: Divulgação / Marco Aurélio
A apresentação é uma criação da performer e dançarina Tieta Macau. Foto: Divulgação / Marco Aurélio

SÃO LUÍS – A apresentação performativa Sino ocorre nesta terça-feira (27), às 18h na Praça Nauro Machado, em São Luís. O evento é gratuito e faz parte da XI semana do teatro no maranhão.

A encenação é uma das produções do Coletivo DiBando, que também estará com outra programação na mesma semana com o experimento cênico Banquete Brasileiro: Farofa!.

Sobre a performance

Sino é uma encenação performativa quem tem como objetivo mostrar as relações entre memória pessoal e a ancestralidade afro-brasileira. Gerado num pensamento cênico em que o movimento e a fala surgem como brincadeira popular, como louvor ou relato. Traça um percurso atemporal entre o navio negreiro, as festas de terreiro e a mitologia africana.

Sino é atravessado pelo sincretismo religioso, tradição e memória e também pelo questionamento “O que é ser negro hoje?”. Evidenciando a influência negra como um dos pilares históricos do país. Traz à cena, de forma sutil e poética, aspectos ainda pouco visitados da cultura brasileira. É uma singela homenagem à memória ancestral afro-brasileira.

A música é um elemento que compõe integralmente a encenação e se divide entre percussão, voz e violão, com canções que passeiam pelos cantos de matrizes africanas, cantos populares e músicas de domínio popular. É uma singela homenagem à memória ancestral afro-brasileira.

A apresentação é uma criação da performer e dançarina Tieta Macau, também encenada por ela, e traz como músicos Fernanda Preta (voz), Hugo César (violão), Jânia Lindoso e Dandara Ferreira (percussão). Na iluminação e montagem conta com Renato Guterres e teve o figurino pensado pela designer de moda Tamara Marques.

O Coletivo DiBando

Atualmente o DiBando se constitui como um núcleo de pesquisas e interação entre corpo, cidade, cultura popular e artes da cena (performance, dança, teatro, intervenção urbana). É considerado um grupo contemporâneo de arte, onde cada integrante possui autonomia para compartilhar suas pesquisas e propor ações e criações artísticas.

Apresentação ocorre às 18h na Praça Nauro Machado. Foto: Divulgação / Marco Aurélio
Apresentação ocorre às 18h na Praça Nauro Machado. Foto: Divulgação / Marco Aurélio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.