Comemoração

Teatro Arthur Azevedo comemora 199 anos com cinco dias de festa

Programação terá <i>shows</i> musicais, peças de teatro, dança, entre outros.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
A festa começa nesta quarta-feira (1º).
A festa começa nesta quarta-feira (1º). (Divulgação)

SÃO LUÍS - Para celebrar o aniversário de 199 anos do Teatro Arthur Azevedo (TAA), a partir desta quarta-feira (1º), será iniciada uma grande festa, com cinco dias de programação gratuita e diversificada, incluindo shows musicais, peças de teatro, dança, poesia, orquestra e ópera. A programação segue até o domingo (5), com atrações que vão ocupar não apenas o palco principal do Teatro, mas outros ambientes do prédio de estilo neoclássico inaugurado há quase 200 anos, em 1º de junho de 1817.

No dia de abertura, quarta-feira (1), subirá ao palco a bailarina e coreógrafa Denise Stutz, uma das mais importantes solistas da dança contemporânea brasileira. Denise Stutz apresentará o solo Finita, trabalho que teve como inspiração uma carta enviada pela sua mãe. No mesmo dia, haverá show com as cantoras Samile Araújo, Jessica Gois e Camila Bouéres, e o músico Marcio Glam.

Na quinta-feira (2), o público terá a oportunidade de prestigiar o espetáculo de dança Piranha, do ganhador do prêmio de Projeto Artístico da Associação Paulista de Críticos de Arte, Wagner Schwartz. Em seguida, ocorrerão as apresentações de Tiago Máci, Regiane Araújo, Tássia Campos e Tutuca.

No dia 3, a festa começa a partir das 14h, com cortejo saindo da Praça Deodoro até o Teatro Arthur Azevedo. No Salão nobre, quarteto com músicos da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa animarão o começo da tarde, enquanto no Salão Versátil se apresenta o Pianista Nilton Cruz. Nos outros espaços do teatro, os músicos da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale se apresentam. Ao fim da tarde, o público poderá assistir a peça teatral Entre a missa e o almoço, comédia de Artur Azevedo que retrata os costumes da vida cotidiana no final do século XIX. No Bar do teatro, a Academia Ludovicense de Letras apresentará o recital de poesia Colhendo Poemas e os músicos da Escola de Música Lilah Lisboa farão roda de Choro. A noite, a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale fará a abertura do espetáculo Divertissement, com bailarinos convidados.

Já no sábado (4), além da apresentação da peça Contos Africanos (salão versátil), com o ator Urias de Oliveira, haverá Intervenção com o Grupo Drão, Evoé com o Ator Eduardo Reis e, no Palco Italiano, ocorrerá uma sessão de stand-up comedy, com Tedd Macc e a comédia Pão com Ovo.

No último dia (5), a programação encerra-se com música clássica, com a apresentação do violonista Luiz Junior, o pianista Willame Belfort, a Orquestra de Violões, a orquestra de Câmara da EMEM, além da apresentação da ópera cômica BastienandBastienne, 1 ato de Wolfgang Amadeus Mozart na regência do maestro Wendell Kettle.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.