Passo a passo

Fique atento! Dicas para evitar prejuízos e fraudes nas compras da Black Friday

Período de compras requer muita atenção; veja algumas dicas.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Reprodução / Internet)

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (27), os olhos estão atentos para as liquidações da Black Friday, data que promove as maiores liquidações no varejo on-line - e que movimenta o comércio eletrônico no país. Para tanto, a data requer atenção - um dos desafios é fazer com que os consumidores realizem compras conscientes e fujam de possíveis preços inflacionados pelas lojas.

Entre as dicas mais necessárias para esta data, a pesquisa dos preços é um passo fundamental - tentar encontrar quanto o produto já custou ou o seu valor médio, e, também, usar ferramentas para conferir a variação de preços. Veja mais dicas clicando aqui.

Segundo Rogério Santos, especialista com 28 anos de mercado imobiliário, a pesquisa é um passo fundamental para que se desconfie de preços muito baixos. Segundo ele, incorporadores possuem um valor de construção que varia muito pouco, portanto, é pouco provável ter um imóvel com valor tremendamente mais baixo do que outros - acompanhe o passo a passo orientado por ele clicando aqui.

Os órgãos de defesa do consumidor alertam sobre os cuidados que devem ser tomados durante as compras. Entre eles, o fato da compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos dos compradores. Logo, existe o prazo de 30 dias para reclamar de defeitos (caso o produto seja não durável) e 90 dias para reclamar caso o produto seja durável - veja mais orientações aqui.

Além dos cuidados citados acima, há quem exagere nesta data e prejudique o seu futuro, com grandes prejuízos e várias dívidas - clique aqui e aqui, e saiba como poupar nas compras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.