Cine Insight

Projeto exibe e debate o longa Cisne Negro nesta terça, em São Luís

A sessão ocorrerá às 19h, na UNDB, no bairro do Renascença II, com entrada franca.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
(Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (25), os problemas vividos pela personagem Nina, do premiado longa Cisne Negro, serão debatidos em mais uma sessão do projeto Cine Insight, promovido pela Delegação Geral - Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise (DG-MA / EBP). A sessão ocorrerá a partir das 19h, na Universidade Dom Bosco (UNDB), no Renascença II - a entrada é franca.

Os comentários sobre o filme serão feitos pelo professor argentino Alberto Saúl - que está em São Luís participando de diversas atividades relacionadas à psicanálise. Logo em seguida, será realizado um bate-papo com os participantes.

Cisne Negro

O filme, que deu o Oscar de melhor atriz Natalie Portman, conta a história de Nina - uma bailarina que ganha o papel principal na peça O Lago dos Cisnes. Na história, uma princesa que se transforma em um cisne branco e precisa do amor sincero de um príncipe para retornar à vida humana. O príncipe, porém, se enfeitiça pelo Cisne Negro, que apesar de dissimulado apresenta o poder da sedução. O Cisne Branco comete suicida diante do fato. É a morte do amor idealizado.

Nina nasceu para fazer o Cisne Branco. Completamente castrada, vive com a mãe, que lhe controla toda a vida. Mora em um quarto cor de rosa, cheio de bichos de pelúcia e demonstra uma pureza completa. Sua ligação com o sexo é infantil e imatura. No longa, o diretor mostra que é nesta relação mãe/filha que mora o segredo do filme.

O diretor busca em todos os momentos mostrar essa dualidade. O branco e o preto aparecem em todos os momentos do filme, em roupas e cenários. A utilização de espelhos nos remete facilmente à teoria lacaniana. Nina sempre tem um espelho à sua frente e é ali que ela se confronta com a figura do outro.

O Cine-Insight foi iniciado em 2007, ficando conhecido como Cinema e Psicanálise. Em 2011, passou a ter a atual denominação e grande aceitação do público. Atualmente é coordenado por Tereza Braúna e Anícia Ewerton, participantes da Delegação Geral - Maranhão. Entre os filmes já exibidos, estão longas como Má-educação, Zona do Crime, Método Perigoso, Frida, A Onda, A Primeira Sessão, Gattaca e Contracorrente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.