Teatro

Semana de Teatro prossegue nesta quarta-feira, com atividades

Oficinas e peças teatrais acontecendo em vários espaços culturais de São Luís

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56
(Divulgação)

A 9ª edição da Semana do Teatro que ocorre até o domingo (06), em celebração ao Dia Internacional do Teatro, Dia Nacional do Circo do Artista Circense, comemorado dia 27 de março terá ainda, lançamento de livros, bate papo sobre teatro e caravanas que seguirão por 12 cidades do interior do estado, após temporada em São Luís.

A programação em São Luis terá oficinas em salas e espaços do TAA e espetáculos de palco no João do Vale às 18h, Alcione Nazaré ás 19h e Arthur Azevedo às 20h, e no Casarão do Drao, com ingressos trocados por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) nas bilheterias dos teatros a partir das 14h, nos dias dos espetáculos. Também serão apresentados espetáculos de Rua, performances e intervenções nas praças Nauro Machado, Valdelino Cécio e Largo do Carmo às 17h, gratuitos. Participam desta edição espetáculos do Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Brasília e da cidade de Caxias (MA), além de espetáculos de grupos de São Luís.

Oficinas

Dez oficinas de teatro estarão acontecendo no decorrer da semana, ministradas por professores convidados de Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília e Maranhão. Dessas, cinco já entram em ação nesta quarta-feira (02): Máscaras: Neutras, Larvárias e Balinesas-Preparação Corporal e Jogo, com a professora Luana Michelotti, do Rio Grande do Sul, acontece na Sala do Côro (TAA), a partir das 8h.

A oficina Teatro Musical, sob o comando de Daniel Salve (SP), iniciada nessa terça-feira (1º) segue até quinta-feira (3) no Salão Versátil (TAA), também às 8h. Enquanto a oficina Por Trás da Cena que acontece até sexta-feira, ministrada por João Miguel e Cristina Moura (RJ), no Salão Versátil do TAA às 13h30. Técnica Avançada de Perna de Pau, com os atores Marco Aurélio Feresin Jr. e Júlio César Macedo, de Brasília, em dois dias de oficina encerram atividade hoje às 14h, no Cacem (Rua de Santo Antonio-Centro). E a atriz bonequeira maranhense Sandra Oliveira inicia a oficina Confecção de Bonecos, no Camarim 9 (TAA) às 14h até a sexta-feira.

Espetáculos

A programação de espetáculos começa logo cedo, ás 17h com montagem de Rua, na praça Nauro Machado, com elenco da Companhia Teatral Oops!, de Goiás apresentando Desamor que narra a história do jovem Cândido, que se apaixona a primeira vista pela exuberante Anita, que nutre sentimento recíproco por seu amado. Porém o amor não deixa sobreviventes, e Anita vê-se impelida a abandoná-lo, em busca de conhecer a si mesma e ao mundo, e Cândido nada faz para impedir a partida de sua amada. No elenco Sol Silveira, João Bosco Amaral e Olliver Mariano.

No Casarão do DRAO (Fonte do Ribeirão-Centro), em duas sessões às 18h e às 19h30 o público assiste o espetáculo Elefantes, com os atores Gilberto Martins e Aline Nascimento e direção de Fernanda Areias de Oliveira, do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho. Um espetáculo constituído a partir de uma investigação sobre memória. O texto apresentado onde história da cidade, memória dos atores e memórias inventadas se misturam. Com trechos de Conto Funes, O Memorioso de Jorge Luis Borges. Tem cenas ora narrativas, ora dramáticas que levam o espectador a mergulhar em suas próprias memórias.

No palco do João do Vale, às 18h será apresentado Rimbaudemônio, com a Companhia Direto da Fonte (SL-MA), um texto do poeta Celso Borges, adaptado do texto Rimbaudemonio: traições, colagens e iluminações no inferno inspirado em cinco tradutores do poeta francês, que alimentaram a construção do texto: Augusto de Campos, Ivo Barroso, Lêdo Ivo, Maurício Arruda Mendonça e Rodrigo Garcia Lopes, com direção do ator Charles Melo, no elenco Raimundo Reis e Ruan do Valle.

A Mais Forte, com elenco do Grupo Coletivo (CE), é o espetáculo desta quarta-feira no palco do Alcione Nazaré, ás 19h. Um texto de August Strindberg, é um intenso mergulho nas características psicológicas do universo feminino, no qual se aborda conflitos relacionados aos valores morais da sociedade do inicio do século XX, referentes ao lugar da mulher em tal contexto, sugerindo discussões sobre monogamia, matrimonio e família. O espetáculo, por sua vez, aprofunda-se no debate acerca das relações matrimonias e de fidelidade, por meio da exploração contundente do texto e sua poética narrativa. Com direção e iluminação de Abimaelson Santos, A Mais Forte traz no elenco: Evenice Neta, Jobson Viana, Karen Cristini, Karla Fonseca, Leuise Furtado, Lidya Ferreira, Michell Barros e Pryscilla Carvalho.

No palco do Arthur Azevedo, às 20h será apresentado o espetáculo O Menino Mais Rico do Mundo, com o ator Danilo Dal Farra (SP). Um espetáculo de teatro para a criança e a família, que convida o público a perceber a vida de maneira nova e diferente. O cenário é composto por um carrinho de catar papel que se desdobra criativamente em mesa de café da manhã, cama, biblioteca e chuveiro. O Espetáculo representa a habilidade do personagem de aproveitar cada pequena oportunidade, para transformar o que não serve em novos estímulos de vida. Com direção de Bete Rodrigues, texto e canções de Xico Abreu, tem cenário assinados por Yohana Back.

Serviço

Que: Desamor (espetáculo de Rua) Companhia Teatral Oops!, de Goiás

Onde: Praça Nauro Machado – Praia grande

Quando: Quarta-feira às 17h

Ingresso: Entrada Franca

Que: Elefantes - Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho (SL-MA)

Onde: Casarão do DRAO (Fonte do Ribeirão-Centro)

Quando: Quarta-feira às 18h e às 19h30

Ingresso: Entrada Franca

Que: Rimbaudemônio, com a Companhia Direto da Fonte (SL-MA)

Onde: Teatro João do Vale (Praia Grande)

Quando: Quarta-feira às 18h

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Que: A Mais Forte, com elenco do Grupo Coletivo (CE)

Onde: Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande)

Quando: Quarta-feira às 19h

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Que: O Menino Mais Rico do Mundo, com o ator Danilo Dal Farra (SP)

Onde: Teatro Arthur Azevedo

Quando: Quarta-feira às 20h

Ingresso: Troca por 1 kg de alimento não perecível

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.