Carnaval 2014

Fuzileiros da Fuzarca completam 78 anos com festa

Comemoração será domingo, 16, no prédio da agremiação.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

Bloco carnavalesco Fuzileiros da Fuzarca (FF) completa nesta terça-feira (11 de fevereiro) 78 anos de fundação, sendo que a comemoração será realizada no domingo (16 de fevereiro), às 14h, no prédio da agremiação ludovicense (rua Afrânio Peixoto - Madre Deus). Na programação está prevista breves orações, o corte do Bolo/78 e a apresentação do projeto de reforma da sede dos “Fuzileiros”.

Fuzileiros

O ritmo cadenciado, produzido pelas retintas, taróis-de-mão e duas-por-uma, instrumento de percussão cobertos com couro de bode e carneiro, além do preto e do branco, cores usadas; e da estrela nas confecções das fantasias, são as marcas inconfundíveis dos Fuzileiros da Fuzarca. “Pela batucada, que se escuta ao longe, se reconhece: lá vem os Fuzileiros da Fuzarca!”, confirmam os moradores da Madre Deus.

Para a presidente dos FF, Maria da Graça Viana, o evento tem como principal finalidade mostrar que se pode brincar o Carnaval em qualquer idade, com a família e ainda como forma de levar a alegria e a paz aos foliões da capital. “Mas vamos aproveitar a ocasião para sensibilizar a classe empresarial e a sociedade, a fim de nos ajudar na reforma da nossa sede”, completou.

História

O bloco ‘Fuzileiros da Fuzarca’ foi fundado no ano de 1936 por poetas, compositores e músicos, tornando-se um dos símbolos do Carnaval de rua de São Luís desde a criação. Por essa razão, a data que marca o 78º aniversário contará também com muita música carnavalesca e o tradicional cortejo pelas principais ruas da Madre Deus.

Composto por cerca de 100 componentes (ritmistas e pastoras), o bloco Fuzileiros da Fuzarca é o último bloco sobrevivente dos grupos tradicionais da década de 1940. Cristóvão Colombo da Silva, o popular “Alô Brasil”, Sandoval Silva, Mané Caju, Pedro Pantaleão, Astrogildo Silva, Carlos Moreira, José João foram os iluminados menestréis que deram vida a uma das mais puras tradições da cultura popular do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.