Capacitação

Aula inaugural do curso de Medicina com Celmo Celeno Porto

Todos os estudantes da área da Saúde poderão participar.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

Liga Acadêmica de Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica do curso de Medicina da Universidade Ceuma - LACIH - promoverá sua aula inaugural em comemoração aos 10 anos do curso de Medicina da Instituição. O evento será realizado dia 7 de fevereiro, às 19h, no Espaço Renascença, com a participação especial do Celmo Celeno Porto, autor de "Semiologia Médica" "Exame Clínico" "Vademecum da Clínica Médica".

A palestra terá como temática: “O que é diferente na Semiologia do Idoso”. Celmo Celeno Porto é um médico cardiologista, professor no curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Escreveu vários livros, na área de Cardiologia e Semiologia. É doutor em Clínica Médica (pela UFMG), com a tese intitulada "O Eletrocardiograma no Prognóstico da Doença de Chagas".

Criado em 2002, o Curso de Medicina da Universidade Ceuma tem projeto pedagógico voltado para a formação de profissionais generalistas, uma concepção que contempla a saúde pública e da família. Inspirado no modelo PBL, desenvolvido pela Universidade Mac Master, do Canadá, em que o ensino é baseado no estudo prático de casos, os alunos de Medicina da Universidade Ceuma desenvolvem atividades práticas desde o primeiro ano do curso, integrados às equipes do Programa Saúde da Família (PSF), junto às comunidades carentes de São Luís, além de atividades nos hospitais locais. Isto tem garantido uma formação profissional sólida, humanística, crítica e reflexiva. Os alunos da instituição desenvolvem suas atividades sob supervisão de docentes em serviços próprios ou conveniados, realizando estágios nas grandes áreas da medicina, a saber: saúde da mulher, saúde da criança, saúde do adulto, saúde mental, saúde do idoso, urgência, emergência, cuidado em saúde coletiva, planejamento e gestão em saúde.

O pró-reitor da área de saúde da Universidade Ceuma, Marcos Pacheco, destacou importância do novo método de ensino adotado pelo curso de Medicina da instituição. “Esse método é totalmente diferente do processo ensino aprendizagem, pois está concentrado na absorção dos conteúdos pelos alunos e não na exposição das aulas como no sistema tradicional”, completou.

Todos os estudantes da área da Saúde poderão participar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Facebook da Liga (https://www.facebook.com/lacih.ma?fref=ts) ou com membros da Liga, pelo telefone (98) 8172-6149.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.