Capacitação

Universidade inaugura Centro de Procedimentos Odontológicos Assistidos

O centro permitirá ao corpo discente constante troca de experiências.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

A Universidade Ceuma inaugurou no dia 20 de novembro, às 18h, no 1º andar do Ceuma VI, do Campus Renascença, o Centro de Procedimentos Odontológicos Assistidos (CPOA) Dr. Vancrílio da Costa Gonçalves. O CPOA é uma sala de cirurgia em forma de arena, onde tudo que é feito em termos de procedimentos odontológicos de maneira simultânea é exibido por dois televisores e os acadêmicos estarão assistindo a todo o procedimento que estará sendo feito e descrito pelo professor. Para isso, utiliza-se uma câmera especial, de alta resolução que consegue captar imagens bem pequenas e lançá-las nesses dois telões.

Além de possuir a sala de procedimento, o Centro detém um consultório onde será realizado o primeiro contato com o paciente e a leitura dos exames pré-operatórios. Possui também uma sala de repouso onde o paciente, após realizar um procedimento, fica descansando até estar totalmente recuperado. Além da sala de Paramentação onde o profissional veste as roupas e usa os acessórios do campo cirúrgico e a sala de Expurgo onde é feita a desinfecção do material hospitalar utilizado na sala.

O espaço recebeu o nome de um grande profissional da área de Odontologia, em termos pioneiros, Dr. Vancrílio da Costa Gonçalves. “O ex-senador Mauro Fecury decidiu nomear a sala, que é de grande importância pedagógica e avanço tecnológico, com o nome desse respeitável profissional que muito contribuiu para saúde bucal de São Luís nos anos 70 e 80. Com a inauguração desse novo espaço a Universidade Ceuma dá mais uma valorosa contribuição para a sociedade maranhense”, ressaltou o reitor Marcos Barros.

Segundo o coordenador das Clínicas, Prof. Washington Reis, será oferecido ao aluno, antes de ter o primeiro contato com o paciente, o contato com o procedimento, como se ele estivesse ao lado do dentista, apenas observando.

Antes do descerramento da placa, realizado pelo ex-senador Mauro Fecury e sua esposa Ana Lúcia Fecury, Dr. Vancrílio Filho e sua esposa e sua irmã Carmem Silva da Costa Gonçalves, que fez um discurso emocionado de agradecimento e contou a história de seu pai com riqueza de detalhes. “Hoje, na nossa terra, é difícil falar em Odontologia sem que seja lembrado aquele que em vida se chamou Vancrílio da Costa Gonçalves. Seus filhos agradecem a escolha para patrono do Centro de Procedimentos Assistidos, local onde ciência e os valores vão imperar na busca da sabedoria”, declarou Carmem Silva da Costa Gonçalves.

Durante a inauguração o Washington Reis, juntamente com uma equipe de professores do curso de Odontologia, apresentaram aos convidados todos os recursos de ensino-aprendizagem oferecidos pelo Centro, que permitirá ao corpo discente constante troca de experiências clínicas ao decorrer do curso.

Foto - Descerramento da placa com o Dr Mauro Fecury, Ana Lúcia Fecury, Dr Vancrílio Filho, Iracema Gonçalves e o Reitor Marcos Barros

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.