Beleza

Saiba o segredo para ter cabelos limpos e bonitos

O consultor de cabelos Viktor I explica quais cuidados são necessários com os fios.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

Há muitos mitos, rituais e práticas quando o assunto é cabelo. A guerra é diária para manter os fios hidratados, modelados e sem frizz. Toda mulher procura o cuidado adequado para cada tipo de cabelo.

Segundo Viktor I, consultor de cabelos de O Boticário, na verdade, o que conta são as etapas de tratamento diário dos fios. Cuidados na lavagem, na finalização, com excesso de sol, entre outros, são essenciais para dar vida às madeixas. Pensando na importância dessas etapas, algumas empresas de cosméticos vêm apostando em produtos para os cuidados diários dos fios. O Boticário, por exemplo, desenvolveu a linha Cuide-se Bem Cabelos para um tratamento cotidiano.

Acompanhe o passo a passo de lavagem e hidratação dos cabelos, desenvolvido pelo consultor Viktor I e saiba como cuidar das suas madeixas de maneira correta:

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Passo 1: lavagem

Utilizar água morna. A medida mais bem acurada de shampoo é sempre a palma da mão. A quantidade de produto deve formar uma “moeda”, evitando o desperdício. Viktor recomenda repetir a aplicação do shampoo. “A primeira lavagem é para retirar os resíduos dos fios e deixá-los limpos. Já a segunda permite aproveitar os benefícios dos ingredientes da fórmula e proporcionar o brilho”, explica. Essa etapa, segundo Viktor I, não deve durar mais do que um minuto. “Devemos aplicar o produto e massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos, nunca com as unhas. Também com os dedos espalhar o produto da raiz até o comprimento dos fios. O sinal de que estamos executando corretamente o processo é a uniformidade da espuma”, sugere.

O momento do enxágue merece atenção especial. “É preciso retirar todo o shampoo do cabelo, nenhum resíduo do produto deve permanecer da raiz às pontas. Além disso, é importante também retirar todo o excesso de água antes de aplicar o condicionador para um melhor resultado”, diz.

 Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Passo 2: condicionamento

Depois de lavado e sem água em excesso, é o momento da aplicação do condicionador. A medida da moeda, também, vale para essa etapa. Aqui, fica uma ressalva sobre a quantidade para quem tem cabelos com maior oleosidade na raiz. Deve ser aplicado apenas da metade do fio até a ponta. Já para cabelos cacheados que geralmente são mais secos, deve-se espalhar em todo o comprimento e o resíduo restante na mão pode ser pincelado nas partes mais próximas do couro cabeludo para ajudar a conter o frizz.

O ideal é passar o condicionador, massagear, aguardar cerca de dois minutos para absorção e enxaguar abundantemente na sequência. Um alerta importante do consultor. “O condicionador não foi feito para permanecer no cabelo, deve ser totalmente retirado no enxágue. Para melhor hidratação, existem produtos específicos, sem enxágue, que podem permanecer nos fios. Mas, o condicionador, deve ser totalmente removido para não deixar o visual com aspecto pesado”, aconselha Viktor I. E para dar mais brilho e fechar as cutículas do cabelo, Viktor sugere que o enxágue do condicionador seja realizado com água fria.

Para os cabelos que estão com as cutículas abertas (as pontas ficam secas e podem abrir) e mais suscetíveis à queda, ele sugere que o processo de pentear não seja feito antes da secagem. Já para os tipos mais resistentes, podem ser penteados ainda molhados.

Passo 3: finalização

Para cabelos cacheados, que precisam de atenção especial, existe mais uma etapa de tratamento: a aplicação do creme para pentear. Após o enxágue do condicionador, é preciso retirar o excesso de água, torcendo levemente os fios com as mãos. Depois, sem esfregar e apenas pressionando com a toalha, os cabelos estarão levemente secos para recebem o produto. A aplicação é simples: basta dosar uma quantidade pequena do creme na palma da mão e aplicar, mais ou menos, da metade para baixo dos fios, amassando os cachos com as mãos, de baixo para cima.

Outra sugestão é pentear com os dedos. O produto vai ajudar no desembaraço e a evitar a quebra. Não é necessário fazer o enxágue.

Para controlar o volume e redefinir os cachos a linha Cachos Perfeitos apresenta ainda o Leite Umidificador de Cachos, um produto ideal para ser carregado na bolsa. O ideal é aplicar o produto de 10 a 15 cm de distância do cabelo seco, ou aplicar na palma da mão e espalhar nos cabelos, amassando-o.

Passo 4: cuidado extra

Se as pontas dos cabelos precisam de um cuidado extra, a sugestão é a utilização do Sérum Pontas Únicas. “O produto sela as cutículas danificadas, reduz o frizz e devolve ao cabelo o aspecto macio e saudável”, explica o consultor.

E se aparecer um compromisso na última hora, uma opção para dar um up no visual é usar o Spray Brilho Perfumado. Ele perfuma os cabelos e confere resultado imediato, com fios mais alinhados e brilhosos.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.